Encontro de Pecuaristas Familiares reúne quase 200 pessoas no distrito de Catuçaba

Agronegócio

Encontro de Pecuaristas Familiares reúne quase 200 pessoas no distrito de Catuçaba

Produtores rurais participaram do 7º Encontro de Pecuaristas Familiares no último dia 16 de setembro.
Por:
250 acessos

Produtores rurais de várias comunidades de São Gabriel participaram do 7º Encontro de Pecuaristas Familiares, realizado no auditório da Escola Polo Mascarenhas de Moraes, no distrito de Catuçaba, no último dia 16 de setembro. O objetivo do encontro, promovido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel e Associação de Agricultores Familiares e Artesãos do Faxinal, Rincão de Santa Catarina e Timbaúva (Afarti), foi repassar informações técnicas, integrar as famílias rurais e trocar conhecimentos. Participaram quase 200 pessoas de diversas localidades do município.

Foram realizadas palestras com temáticas definidas em conjunto com a comunidade. Nesta 7ª edição, foram abordados assuntos como Benefício do sal proteinado na nutrição do gado no inverno, apresentado pelos zootecnistas Cezar Barbieri e Edilberto Teixeira, da Brasão do Pampa Suplementos Minerais; Função da Inspetoria Veterinária e as obrigações do pecuarista, abordadas pelo médica veterinária Brunele Chaves, chefe da IVZ; e sobre Silagem na alimentação dos ruminantes, pelo zootecnista Fábio Schlick, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Bagé.

Após o almoço, foram realizadas atividades com os alunos da Escola Polo Mascarenhas de Moraes, com apresentação da peça de teatro ?Mães Permissivas?. Ocorreu ainda o tradicional desfile de peças do artesanato em lã, confeccionadas pelo grupo local de artesãs, com participação de alunos e mães da localidade. A apresentação da Banda da Escola, recentemente criada, abrilhantou e finalizou as atividades do dia. 

A empresa Verdes Vales, apoiadora do evento, realizou exposição e demonstração de tratores e máquinas para a agricultura familiar. Em paralelo, realizada Mostra de Inventos criados por produtores da região e venda de produtos da agricultura familiar, como pães, doces, bolachas e queijos elaborados de forma artesanal. Participaram do encontro técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel, Zeferino Barbosa da Silva.

Segundo o médico veterinário e chefe do Escritório local da Emater/RS-Ascar, Guilherme Coradini, ?o evento teve muito boa aceitação pelos produtores, pela variedade de assuntos e os eventos paralelos realizados nesta edição?. Coradini ainda aponta o entusiasmo para, na próxima edição, buscar mais apoio de empresas e instituições, a fim de diversificar e ampliar o encontro.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink