Agronegócio

Encontro discute agricultura agroecológica e orgânica em Minas

Desafios para o crescimento do setor estão em pauta
Por:
1155 acessos
Começa nesta segunda-feira (30), em Belo Horizonte, o Encontro Mineiro de Agroecologia. O evento vai reunir cerca de 200 representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil com o objetivo de trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos no estado e refletir sobre as ações conjuntas e políticas públicas de incentivo à agroecologia.


O Estado conta, atualmente, com 210 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que é o órgão responsável por garantir a qualidade dos produtos orgânicos em todo o país. “O número é muito pequeno, quando se tem em vista a importância do setor agropecuário na economia do Estado e muito abaixo do ritmo de crescimento da demanda por produtos sem agrotóxicos no Brasil e no mundo”, afirma o Coordenador de Apoio à Agroecologia da Seapa, Eugênio Resende.


Durante o encontro, além da troca de experiências, serão discutidos os desafios do setor para a aumentar a produção no estado. “Outro ponto importante que será discutido é a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei 2.547/2011, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. O segmento já conta com uma lei federal (10.831/2003) e uma política nacional que regulamenta a produção. A proposta é ter em Minas uma política específica para a realidade dos produtores mineiros”, explica o Coordenador da Seapa.


O Encontro Mineiro de Agroecologia é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf) e a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA).


Números da Produção Orgânica

Mundo: Aproximadamente 1,4 milhão de produtores orgânicos no mundo. Área plantada de 67 milhões de hectares. Movimenta aproximadamente R$ 50 bilhões

Brasil – Maior mercado consumidor da América do Sul. Expectativa de movimentar US$ 2 bilhões em 2013

Minas Gerais – 210 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura

Serviço:

Encontro Mineiro de Agroecologia – EMA 2013

Data: 30/09 a 02/10/2013

Local: Casa de Retiro São José - Avenida Itaú, 475 Bairro Dom Bosco - BH
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink