Encontro discute mídia e ciência

Agronegócio

Encontro discute mídia e ciência

Embrapa, CNPq e União Europeia se unem para debater o jornalismo científico e a popularização da ciência
Por:
884 acessos
Embrapa, CNPq e União Europeia se unem para debater o jornalismo científico e a popularização da ciência
 
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq promovem, com o apoio da União Europeia, o 4º Encontro de Mídia e Ciência no dia 29 de novembro, de 8 às 17 horas no Auditório José Irineu Cabral (Edifício Sede da Embrapa – Parque Estação Biológica, final Av. W3 Norte). O evento, voltado a jornalistas, cientistas e estudantes de jornalismo, tem como objetivo discutir o estágio atual da divulgação científica no Brasil e a sua importância para a popularização da ciência.

Para isso, vai reunir profissionais de diferentes segmentos relacionados à divulgação da ciência no Brasil, incluindo representantes de grandes veículos de comunicação, de veículos especializados, do setor acadêmico e de assessorias de imprensa, entre outros. A ideia é promover a troca de experiências a partir das diferentes visões que esses profissionais possuem sobre a divulgação científica no país.

O evento vai apresentar também o panorama atual do jornalismo científico e da divulgação da ciência na Espanha com a palestra do Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação – delegação da União Europeia no Brasil, Angel Landabaso.

Programa reúne palestras
e sessões temáticas
A programação do 4º Encontro de Mídia e Ciência será aberta com palestras do Diretor-Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e do Presidente do CNPq, Glaucius Oliva.

A parte da manhã continua com palestras da Editora de Ciência do Jornal O Globo, Ana Lúcia Azevedo, e do Conselheiro da União Europeia.

A tarde será dedicada a sessões temáticas sobre temas relacionados à divulgação científica no Brasil, como: o jornalismo científico no Brasil; as novas ferramentas de comunicação; assessoria de Imprensa e jornalismo científico e a mídia e o espaço para divulgação científica. Essas sessões contarão com a exposição de profissionais de mídia, assessorias de imprensa e universidades.

Segundo Ubirajara Jr., Chefe da Assessoria de Comunicação Social do CNPq, o evento será uma oportunidade para que profissionais de mídia e ciência do Brasil e do exterior discutam os rumos para o jornalismo científico. “Na verdade, essa já é a quarta edição do Encontro promovido pela Embrapa e eu tive a satisfação de participar de todos”, ressalta Ubirajara, lembrando que este ano o Encontro tem ainda outra característica especial: a comemoração dos 60 anos do CNPq.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: midiaeciencia@cnpq.br.
Inscrições no site:
http://www.cenargen.embrapa.br/eventos/2011/1111_4encontroMidiaCiencia.html
Confiram, abaixo, a programação completa do evento:

Manhã

8 às 8h30 - Recepção e credenciamento

8h30 às 8h45 - Apresentação do evento – Rose Lane Azevedo (Chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa – SECOM) (Brasília-DF)

8h45 às 9h15 - A Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação na Embrapa – Dr. Pedro Arraes - Diretor-Presidente da Embrapa (Brasília-DF)

9h30 às 10h - Jornalismo Científico e a Popularização da Ciência – Dr.Glaucius Oliva - Presidente do CNPq (Brasília-DF)

10h15 às 10h45 - Estágio atual da Divulgação Científica no Brasil - Ana Lucia Azevedo - Editora de Ciência do jornal O Globo (Rio de Janeiro-RJ)

11 às 11h30 – Jornalismo Científico e a Divulgação da Ciência na Espanha – Angel Landabaso – Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação – delegação da União Europeia no Brasil (Espanha)

12 às 13h30 - Intervalo para almoço

Tarde

13h30 às 17 h - Sessões temáticas

1- As novas ferramentas de Comunicação e a Divulgação Científica
Expositor: Gustavo Sousa, Professor da Faculdade Projeção (Brasilia-DF)
Moderador: (a definir)

2 - Assessoria de Imprensa e Jornalismo Científico
Expositor: Ubirajara Jr., Assessor de comunicação do CNPq
Moderador: Lana Cristina – Empresa Brasileira de Comunicação – EBC (Brasília-DF)

3- O jornalismo Científico no Brasil
Expositor: Fábio Castro, Agência FAPESP (São Paulo-SP)
Moderador: Fernanda Diniz, Jornalista Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF)

4- A Mídia e o espaço para divulgação científica
Expositor: Alexandre Gonçalves, Jornalista O estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Moderador: David Renault, Professor da UnB (Brasília-DF)

17 horas - Encerramento

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink