CI

Encontro reúne produtores de morango em Antônio Prado

3º Encontro dos Produtores de Morangoem Antônio Prado


Cerca de 50 agricultores de Antônio Prado e municípios vizinhos participaram, na tarde desta quinta-feira (28/02), do 3º Encontro dos Produtores de Morango, na propriedade de José Tolardo, na Linha São João, em Antônio Prado. O objetivo do evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceira com diversas empresas, foi apresentar algumas tecnologias que dão mais segurança na atividade, seja para os produtores ecológicos ou convencionais, além de ser um balcão de negócios, já que o momento é de decisão sobre as futuras lavouras. 

Em palestras e visita a campo foram abordados o cultivo protegido, destacando os benefícios, modelos de estufas, tipos de filmes para cobertura, entre outros; qualidade do substrato; mudas, com destaque para as importadas e as novas janelas de plantio na cultura; nutrição de plantas e manejo da adubação; produtos biológicos para o morangueiro e outras culturas; cisterna agrícola e energia solar fotovoltaica. 

Na ocasião, o supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bonatto, ressaltou a importância da cadeia do morango para a região e do profissionalismo na atividade para ter uma produção de qualidade e um rendimento satisfatório, como é o caso da propriedade da família Tolardo, que tem o acompanhamento da Emater/RS-Ascar através do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, conhecendo exatamente qual é o seu custo de produção. ?Nós sabemos, através do Programa de Gestão, que tem certos indicadores que nós temos que perseguir. Por exemplo, o custo de produção por quilo tem que ficar abaixo de R$ 5,00 e é necessário comercializar no mínimo 700g de morango por planta?, frisou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.