CI

Encontro técnico debate cria na abertura do 12º Megaleilão CFM

Palestra do especialista em mercado pecuário Rogério Goulart, acontece no dia 11 de agosto


Palestra do especialista em mercado pecuário Rogério Goulart, acontece no dia 11 de agosto, em S. J. do Rio Preto (SP)

A Agro-Pecuária CFM mantém a tradição de estar sempre acompanhando as questões que envolvem o mercado da pecuária de corte e, como já é tradição, abre oficialmente a programação do Megaleilão Nelore CFM 2010, de 11 a 13 de agosto, em São José do Rio Preto (SP), com a realização do Encontro Técnico para pecuaristas.

Este ano, o evento acontecerá novamente no salão de eventos da ACIRP (Av. Bady Bassit, 4052), em Rio Preto (SP), dia 11 de agosto, a partir das 19h30, e o abordará o tema: ‘A cria na moderna pecuária: de olho no mercado e na economia’. O palestrante convidado é o especialista em mercado pecuário e editor-chefe da revista ‘Carta Pecuária’, Rogério Goulart, que falará sobre a guinada de rumos, preços e tendências na pecuária de cria.

Estão sendo esperados cerca de 150 pecuaristas e interessados de diversas partes do país para assistir a palestra que pretende mostrar um panorama geral sobre o sistema de cria e colocar em discussão questões como oferta e demanda e consequências futuras na parte econômica da pecuária. “A cria voltou a ser interessante ao pecuarista, pois desde meados de 2006 o preço do bezerro mantém-se em alta e criar, hoje, dá lucro”, destaca Goulart.

Ainda segundo o especialista esta tendência do mercado ressurgiu após um período de cerca de três anos, entre 2004 e 2006, em que o preço do bezerro estava baixo, bem nivelado com os custos do criador para produzir animais desejados pelo mercado. Sendo assim, por muitas vezes abater as matrizes se tornou algo mais lucrativo ao produtor. “Hoje, isso está mudado. A pecuária vive um momento de escassez de animais para engorda”, ressalta o especialista.

Assim, a tendência é que o rebanho de matrizes comece a se recompor, o que já pode ser observado nos indicadores, que mostram retração de 30% no abate de fêmeas nos últimos três anos. Consequência direta, o aumento do plantel de vacas em reprodução eleva a necessidade por touros e sêmen. “Empresas que vendem genética de ponta, como a CFM, estão aproveitando as oportunidades”, diz o palestrante.

Outra novidade do encontro Técnico CFM, é que a palestra será transmitida ao vivo pela internet, através da parceira firmada com o Agroblog. Para assistir pela internet basta acessar diretamente ao site do Agroblog no endereço www.agroblog.com.br. “Esta é mais uma forma de democratizarmos o acesso a informação, ideia que fez com que a CFM criasse o Megaleilão para abrir a safra de venda dos touros para todos os clientes ao mesmo tempo, não importando onde ele esteja”, comenta Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

Informações: Para saber mais detalhes sobre o trabalho da Agro-Pecuária CFM e sobre o Megaleilão CFM 2010, entre em contato pelo telefone 0800 127 111, pelo site www.megaleilao2010.com.br ou ainda pelo e-mail [email protected]. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.