CI

Encontro virtual partilha conhecimentos sobre coco com técnicos da Colômbia

Os pesquisadores participaram do intercâmbio on-line "Compartilhando experiências em torno da cadeia de valor do coco"


Foto: Pixabay

Pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), participaram, de 13 a 15 de dezembro, do intercâmbio internacional on-line "Compartilhando experiências em torno da cadeia de valor do coco". O principal objetivo foi partilhar, com técnicos da Colômbia, conhecimentos sobre os principais aspectos do sistema de produção de coco e sua cadeia produtiva no Brasil, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste.

O encontro foi resultado de uma articulação da representação colombiana da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), envolvendo diversas organizações do país, sob coordenação do Ministério da Agricultura e da Associação dos Municípios Afro da Colômbia (Amunafro). 

Com a troca de experiências, os técnicos colombianos esperam aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de coco de seu país e agregar valor à sua cadeia produtiva, com foco em cinco municípios da região do Pacífico que são alvo do projeto de desenvolvimento coordenado pela FAO Colômbia com a Amunafro – Tumaco (Nariño); Guapi, Timbiquí y López de Micay (Cauca); e Buenaventura (Valle del Cauca).

O público-alvo foram os técnicos de diversas instituições que desenvolvem atividades na região - Agrosavia, ICA, Ministério da Agricultura, FAO, secretarias municipais de agricultura e unidades municipais de assistência técnica.

Ao todo, dez pesquisadores da equipe de coco da Embrapa Tabuleiros Costeiros e um pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical apresentaram conteúdos sobre aspectos como características gerais da produção no Norte e Nordeste do Brasil, implantação e manejo do coqueiral, materiais e melhoramento genéticos, principais pragas e doenças, fertilidade e adubação, transformação e aplicações da casca de coco e processos agroindustriais.

De acordo com o planejamento estabelecido na parceria, a previsão é de que a próxima fase do intercâmbio aconteça de forma presencial em 2022, com a visita de técnicos colombianos ao Brasil para conhecer de perto experiências de sucessos em áreas de produção, para que sirvam como referência técnica e possam ser replicadas nos municípios do Pacífico Sul na Colômbia. 


Confira a seguir a relação de pesquisadores que participaram do encontro os respectivos temas abordados

Ronaldo Resende – Caracterização de áreas de produção do Norte e Nordeste

Humberto Rollemberg Fontes e Fernando Cintra – Implantação e manejo do coqueiral

Emiliano Costa – Materiais genéticos de coqueiro

Adenir Teodoro e Joana Ferreira - Principais pragas do coqueiro e seu manejo

Dulce Warwick e Viviane Talamini - Principais doenças do coqueiro e seu manejo

Lafayette Sobral – Manejo da fertilidade do coqueiro

Maria Urbana Nunes – Processos de transformação da casca de coco

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.