CI

Encontro virtual traz dicas para publicação de artigos científicos

O encontro será realizado nos dias 15 e 16 de julho


Foto: Pixabay

Com cerca de 400 inscritos, o I Encontro Brasileiro de Editores de Entomologia apresentará dicas e técnicas para a elaboração de artigos científicos e a publicação em revistas e sites especializados. O encontro será realizado nos dias 15 e 16 de julho, com transmissão ao vivo através da plataforma GoBrunch e interação entre os participantes.

“O objetivo desse encontro é entender as demandas, as dificuldades e os desafios para a melhoria da qualidade das revistas e periódicos nacionais no que tangem à área de Entomologia. Trata também de outros aspectos que circulam no meio científico, como a revisão por pares, o futuro da pós-graduação e as dicas para publicação”, explica o pesquisador da Embrapa Acre e integrante da comissão organizadora, Rodrigo Santos.

O pesquisador complementa que o evento virtual é destinado a estudantes e editores de revistas científicas, não apenas da área de Entomologia como de todas as áreas do conhecimento. O objetivo é auxiliar novos editores e propiciar condições para publicação de artigos científicos, com rigor técnico e acadêmico, além de auxiliar editores no processo de internacionalização das revistas da área de Entomologia.

“Apesar de ser um evento para editores, ele tem escopo maior para abrir a discussão para a comunidade científica em geral e não só da área de Entomologia. Os temas envolvem todas as áreas científicas”, diz o pesquisador. 

Ciência aberta 

A palestra de abertura do evento, que será nesta quarta-feira (15 de julho), às 13 horas (horário de Brasília) irá abordar os desafios da Ciência Aberta, prática científica que propõe a abertura dos dados de científicos, com a publicação contínua e a avaliação aberta de pares como estágio mais avançado. A Ciência Aberta (Open Science) está alinhada com atual desenvolvimento das mídias digitais, e preconiza ainda o acesso gratuito aos artigos científicos.

Na quinta-feira (16 de julho), uma das palestras discorrerá sobre as perspectivas da avaliação por pares aberta, dentre outro temas, como as mudanças no Qualis, sistema de qualificação de periódicos científicos.

De acordo com Santos o encontro estava planejado para ocorrer durante o 28º Congresso Brasileiro de Entomologia, que foi suspenso em razão da pandemia do coronavírus. Adaptado para a modalidade virtual, o evento proporcionará o debate e a troca de experiência entre acadêmicos, pesquisadores e editores de periódicos.

Para conferir a programação acesse a página oficial do encontro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.