CI

Encruzilhada/RS festeja a safra de uva


Município abriu ontem primeira safra oficial de uvas finas. Previsão é produzir 60 mil quilos da fruta.

As primeiras uvas dos vinhedos plantados há dois anos em Encruzilhada do Sul deverão render 60 toneladas nesta safra. O município abriu na tarde de ontem a sua primeira colheita oficial de uvas finas. A produtividade média deverá ficar em torno de 4 toneladas por hectare. Atualmente há 15 hectares em produção e 180 hectares plantados. O prefeito Conceição Krusser considerou o início do trabalho como um dos momentos mais importantes da nova fase do município, um dos pólos de fruticultura da Metade Sul. A solenidade oficial da primeira vindima de Encruzilhada do Sul ocorreu nos parreirais da Vinhedos da Quinta, ao lado da RST 471. Mas há uma semana a Chandon do Brasil antecipou o início da colheita, pois as uvas atingiram grau de maturação.

As duas empresas foram as primeiras a investir no cultivo de uvas em Encruzilhada do Sul. A Vinhedos da Quinta trouxe mudas da Itália e na primeira etapa, há dois anos, fez o plantio de dez hectares das variedades merlot, nebiollo, cabernet sauvignon, barbera, teroldego, dolcetto e pinot noir. Toda a produção será levada para a Angheben Adega de Vinhos Finos, em Bento Gonçalves. Na segunda etapa, feita há um ano em mais dez hectares, a empresa investiu nas variedades gewustraminer, chardonnay, turiga nacional e pinot noir. A técnica de cultivo utiliza o sistema de espaldeira.

Novos investimentos estão previstos. A Chandon fará parceria com dois produtores locais para o cultivo de uva. A Casa Valduga acertou com outro agricultor e pretende estender o trabalho a um grupo de 15 famílias de um assentamento. As empresas fornecerão as mudas e a assistência técnica e a prefeitura auxiliará na mecanização, com a construção de açudes e estradas e a preparação do solo. A Casa Valduga também tem um projeto para construir uma adega para 200 mil garrafas, feita com granito extraído em Encruzilhada do Sul.

Otto Tesche

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.