CI

Energia solar é 2,4% da energia gerada no país

Segmento rural já é o terceiro que mais usa energia solar, respondendo por 13,6% do total de instalações


Foto: Marcel Oliveira

A  matriz fotovoltaica já representa 2,4% da energia gerada no país. Os dados são do relatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar) de dezembro. Em fevereiro o total era de apenas 1,7%, o que significa um aumento significativo, de quase 50%. A matriz hidrelétrica ainda domina, com 57,9% da geração.

O cenário é considerado promissor tendo em vista os constantes aumentos na energia elétrica e possibilidade de instalar sistemas off-grid, aqueles que não dependem de energia elétrica e que podem servir para regiões mais remotas. No acumulado desde 2012, quando os primeiros sistemas fotovoltaicos foram instalados no país, já são R$ 62,2 bilhões investidos pelo setor privado, 356 mil empregos gerados e quase 14 milhões de toneladas de CO² que deixaram de ser emitidos graças a esse tipo de geração de energia.

Em relação à potência instalada, enquanto em fevereiro era de 7,7 GW (considerando geração centralizada e distribuída), em dezembro já passou de 12 GW. No caso da geração distribuída, o setor residencial representa 76,3% do total de 678.061 sistemas instalados. Comércios e serviços vem na segunda posição, com 34,9% e o segmento rural já é o terceiro que mais usa energia solar, respondendo por 13,6% do total de instalações.

Por regiões Minas Gerais lidera com 18% do total, seguido de São Paulo (12,9%), Rio Grande do Sul (12,4%), Mato Grosso (7,5%) e Goiás (5,3%). A cidade brasileira que mais tem fontes solares é Cuiabá (MT), que responde por 1,3% da potência instalada ou 95,6 MW.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.