Enquanto a produção de MT cresce 1,2%, do Brasil cai
CI
Agronegócio

Enquanto a produção de MT cresce 1,2%, do Brasil cai

A sojicultura, única cultura com previsão positiva, expandirá em 5,8% a área plantada
Por:
A produção agrícola de Mato Grosso deverá atingir a marca histórica de 31,31 milhões de toneladas na safra 2011/12. Se confirmado, o volume será 1,2% acima da produção passada de 30,94 milhões. A estimativa, divulgada nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), põe o Estado na contramão da projeção nacional que aponta para uma redução de 2,4%, de 162,95 milhões de toneladas para 159,07 milhões. Neste terceiro levantamento, Mato Grosso segue como o maior produtor nacional de grãos da temporada, a frente do atual líder, o Paraná.


O levantamento mostra que o Estado deverá contabilizar uma área plantada de 9,90 milhões de hectares, 2,8% acima da extensão coberta no ciclo 2010/11. O ganho anual da produção mato-grossense, pela Conab, será garantido pela sojicultura, já que em relação ao algodão e ao milho, as projeções se mostram conservadoras e no caso do milho, indiferentes ao mercado em ascensão do grão.


A sojicultura, única cultura com previsão positiva, expandirá em 5,8% a área plantada, ao passar de 6,39 milhões de hectares (ha) para 6,76 milhões. A produção, que assim como o total estadual, será recorde, está prevista em 20,98 milhões, 2,8% sobre as 20,41 milhões t contabilizadas no último ciclo.


Para o algodão a previsão é de recuo na área e na produção, 6,5% e 2,5%, respectivamente. O milho segunda safra, cultura que o Estado lidera em nível nacional, terá queda de produção de 1,3% e arroz, recua em área e produção, 45,8% e 47,7%, respectivamente.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.