CI

Entenda a tecnologia de sulco-camalhão

A técnica que surgiu na Europa, auxilia na drenagem e irrigação do solo nessas áreas de várzea


Foto: Pixabay

 

A possibilidade de diversificação de culturas em terras baixas vem sendo utilizada por produtores brasileiros. A técnica que surgiu na Europa, auxilia na drenagem e irrigação do solo nessas áreas de várzea. As terras baixas são definidas como áreas de várzea, de relevo plano e altitude próxima ao nível do mar. No Rio Grande do Sul, essa área corresponde a cerca de 6 milhões de hectares, no qual cerca de 900 mil hectares são cultivados com arroz irrigado. 

Segundo Franquiéle Bonilha da Silva, Dra. em Ciência do Solo, a técnica aumenta a produtividade da plantação e resulta em melhores resultados. O sistema sulco-camalhão é a estruturação da lavoura para que seja possível a irrigação por sulcos e cultivo sobre camalhões, que permitem a drenagem de forma eficiente. É um sistema indicado para solos planos e declividades uniformes com média de 0,05 e 0,10%.

Bonilha salienta que, o sistema também pode ser utilizado em áreas sem declive, porém com menor eficiência de drenagem em comparação com as áreas com declive. As pesquisas sobre o tema estão sendo conduzidas pela Embrapa Clima Temperado em parceria com empresas e produtores de soja da região desde a década de 2000. Desde a safra 19/20, iniciou-se o Projeto Sulco, que desde então tem demonstrado resultados positivos. Os camalhões são construídos com equipamentos que ao mesmo tempo abrem os sulcos, criando uma zona de cultivo com solo mais profundo e sem compactação. O sulco além de ser utilizado para irrigação e drenagem, também é utilizado para o tráfego dos rodados das máquinas. 

Os principais benefícios do sistema, são que a tecnologia reduz o estresse hídrico em período de seca a partir da irrigação e também possibilita a drenagem em épocas de excesso de chuva, evitando o encharcamento do solo.  

Para entender sobre a técnica, acesse aqui o artigo Sistema de cultivo sulco-camalhão e a diversificação de culturas no RS 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.