Entidades definem medidas de apoio aos agricultores familiares afetados pela estiagem no RS
CI
Agronegócio

Entidades definem medidas de apoio aos agricultores familiares afetados pela estiagem no RS

Dentre os principais encaminhamentos, ficou definido que o governo federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), destinará parte do estoque de milho, ao preço de R$ 19,10 a saca, e de trigo, a valor ainda a ser definido, aos produt
Por:
Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (25/01), no escritório central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, representantes dos governos federal e estadual, Emater/RS-Ascar, cooperativas agrícolas e movimentos sociais definiram medidas de apoio aos agricultores familiares prejudicados pela estiagem, referentes à aquisição e repasse de milho e trigo para a alimentação dos animais.


Dentre os principais encaminhamentos, ficou definido que o governo federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), destinará parte do estoque de milho, ao preço de R$ 19,10 a saca, e de trigo, a valor ainda a ser definido, aos produtores gaúchos prejudicados pela estiagem. Também ficou acertado que haverá a doação de parte da produção de trigo em estoque àqueles produtores mais pobres e que não possuem seguro agrícola. O grupo também discutiu a possibilidade de destinar parte do estoque de arroz e trigo às integradoras, principalmente de suínos e aves. Ao final da reunião, foi criado um grupo de trabalho que irá estabelecer as demandas, os beneficiários e os mecanismos para o repasse de milho e trigo às cooperativas gaúchas.


Estiveram presentes os secretários de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Caio Rocha, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, adjunto de Agricultura, Cláudio Fioreze, o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento, Silvio Porto, o presidente da Emater/RS, Lino De David, o delegado do MDA no RS, Nilton Pinho de Bem, além de representantes da Cesa, MPA, MST, Fecoagro, Ocergs, Coceargs e Fetag.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.