CI

Entidades optam por se retirar do Conseleite/RS

Destacaram "que não podem continuar endossando um índice que só interessa à indústria" 


Foto: Pixabay

Em nota, divulgada na última sexta-feira (19), a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Gadolando e Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Jersey-RS), decidiram, conjuntamente, em não participar, por hora, das reuniões do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite).

O documento é assinado pelos presidentes Marcos Tang, da Gadolando e Cláudio Martins, do Jersey RS, e destaca que as entidades tomaram a decisão por "não concordarem com presente modelo de discussão que leva à conclusão do preço base do leite, pois as indústrias trabalham com dados altamente atualizados e não admitem o mínimo prejuízo ou diminuição de lucro enquanto os dados do custo de produção são desatualizados e o produtor não tem paridade de disputa para amenizar o seu prejuízo". 

As entidades destacaram ainda "que não podem continuar endossando um índice que só interessa ao segmento industrial".  O Conseleite é uma associação civil que reune representantes de produtores rurais de leite dos estados e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite). 

Recentemente a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag/RS) também havia anunciada a sua saída do colegiado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.