Entidades que participam da Expointer tentam adiar mudanças

Agronegócio

Entidades que participam da Expointer tentam adiar mudanças

Preocupação refere-se, especialmente, à intenção do governo de cobrar 1,5% sobre a venda de animais
Por:
250 acessos
Reunidas na Farsul, 41 entidades de raças que participam da Expointer decidiram, nersta quinta-feira (16), pedir à Secretaria da Agricultura que promova algumas mudanças no evento só após a edição deste ano. Elas querem que as alterações entrem em vigor em 2012. A preocupação refere-se, especialmente, a intenção do governo de cobrar 1,5% sobre a venda de animais dentro do parque Assis Brasil e de modificar os convênios de uso das sedes das associações. O presidente Farsul, Carlos Sperotto, disse que o posicionamento, unânime, será apresentado na segunda-feira à Comissão Permanente da Expointer. Segundo ele, a minuta a ser entregue visa à regularização dos convênios nos atuais moldes. "A questão do rateio da taxa sobre a venda, queremos que se estude uma alternativa junto com as demais alterações que a secretaria queira fazer após esta edição."


O principal objetivo, segundo a presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Elizabeth Cirne Lima, é encontrar uma decisão conjunta de associações e secretaria, evitando uma solução em cima da realização do evento, em 27 de agosto. "O valor dos remates balizam eventos fora de Esteio, por isso, a Expointer tem que dar certo."


No passado, a taxa que hoje fica com Farsul e entidades era dividida com o Estado. O poder público quer retomá-la para reduzir despesas de custeio do Assis Brasil. Convidado para o encontro, o diretor do parque, Telmo Motta Júnior, não pode comparecer. Ele disse que está aberto a negociação, mas preferiu não comentar quais as chances de postergar as mudanças para 2012. "Também queremos uma solução conjunta. Mas vamos conversar."

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink