CI

Entrega das declarações do ITR aumenta 2% em Mato Grosso

114 mil produtores entregaram o documento dentro do prazo


As declarações do Imposto Territorial Rural (DITR) 2013 em Mato Grosso tiveram aumento de 2%. Neste ano, cerca de 114 mil produtores entregaram o documento dentro do prazo, que foi até o dia 30 de setembro. Os dados divulgados pela Receita Federal mostram que no ano passado as declarações totalizaram 112,2 mil.


O índice de crescimento em Mato Grosso é o mesmo registrado no país, quando o número de declarações entregues aumentaram de 5,2 milhões para 5,3 milhões em 2013. De acordo com o Auditor Fiscal e Chefe de Serviço e Análise Tributária da Receita Federal de Mato Grosso, Paulo Sérgio Miranda, o aumento das declarações já era esperado. "Temos várias justificativas, como o aumento das áreas legalizadas, as propriedades maiores que foram divididas e os próprios produtores que, neste ano, conseguiram fazer a declaração dentro do prazo", explica.

Pagamento - O recolhimento do ITR pode ser efetuado em até quatro parcelas mensais e consecutivas, sendo a primeira quitada até 30 de setembro e as demais pagas até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros. A exceção é para a declaração com valor do imposto inferior a R$ 100, que neste caso deve ser paga em uma única parcela. São isentos do pagamento do imposto as propriedades localizadas em assentamentos rurais originados da política de reforma agrária e aquelas situadas em pequenas glebas rurais.


O produtore que não fez a declaração irá pagar multa no valor mínimo de R$ 50, acrescido de 1% de juros ao mês calendário ou fração de atraso sobre o total do imposto devido. A mesma condição se aplica para aqueles que perderam o prazo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.