Entreposto padroniza embalagem de abacaxi
CI
Agronegócio

Entreposto padroniza embalagem de abacaxi

A partir de setembro as frutas só poderão ser comercializadas em caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas
Por:
A partir de setembro as frutas só poderão ser comercializadas em caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas

A partir de 1º de setembro, passa a ser obrigatório utilização de caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas para a comercialização de abacaxis no Entreposto de Contagem da CeasaMinas. A iniciativa, que foi uma solicitação das entidades representativas dos produtores rurais e comerciantes da fruta, visa facilitar a adequação dos usuários ao processo de modernização das embalagens da empresa.


A maior parte dos abacaxis que chega ao Entreposto é embalada no próprio mercado em caixas de madeira reutilizadas, o que contraria as normas vigentes, em especial a Portaria nº 816/2006 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que trata da prevenção a pragas como a sigatoka negra.


Nesta primeira fase do processo continua permitido embalar o produto no mercado e comercializá-lo a granel, mas na próxima fase a CesaMinas deve ser reunir com produtores e comerciantes para discutir a obrigatoriedade da entrada de abacaxis embalados. Segundo o chefe da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas, agrônomo Joaquim Oscar Alvarenga, a expectativa é de que a medida reduza os custos e aumente a agilidade na comercialização.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink