CI

Entreposto padroniza embalagem de abacaxi

A partir de setembro as frutas só poderão ser comercializadas em caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas


A partir de setembro as frutas só poderão ser comercializadas em caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas

A partir de 1º de setembro, passa a ser obrigatório utilização de caixas de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas para a comercialização de abacaxis no Entreposto de Contagem da CeasaMinas. A iniciativa, que foi uma solicitação das entidades representativas dos produtores rurais e comerciantes da fruta, visa facilitar a adequação dos usuários ao processo de modernização das embalagens da empresa.


A maior parte dos abacaxis que chega ao Entreposto é embalada no próprio mercado em caixas de madeira reutilizadas, o que contraria as normas vigentes, em especial a Portaria nº 816/2006 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que trata da prevenção a pragas como a sigatoka negra.

Nesta primeira fase do processo continua permitido embalar o produto no mercado e comercializá-lo a granel, mas na próxima fase a CesaMinas deve ser reunir com produtores e comerciantes para discutir a obrigatoriedade da entrada de abacaxis embalados. Segundo o chefe da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas, agrônomo Joaquim Oscar Alvarenga, a expectativa é de que a medida reduza os custos e aumente a agilidade na comercialização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.