CI

Enxerto pode reduzir tempo para araucária produzir pinhão

Pesquisas já desenvolvidas indicam que o enxertio além de reduzir o tempo de produção de pinhões também produz árvores de menor porte



Araucárias provenientes de sementes levam até 15 anos para produzir pinhões. Mas esse tempo pode ser reduzido para até 10 anos com o plantio de árvores enxertadas. A técnica foi mostrada a extensionistas do Instituto Emater, profissionais das prefeituras, viveiristas e universitários da região de União da Vitória, Irati e Ponta Grossa, no último dia 22. A iniciativa faz parte do Projeto Pinhão, desenvolvido pela Embrapa e Instituto Emater, cujo objetivo é fortalecer a produção e comercialização do pinhão no estado do Paraná.

Pesquisas já desenvolvidas indicam que o enxertio além de reduzir o tempo de produção de pinhões também produz árvores de menor porte (de 3 a 20 metros) o que facilitaria o trabalho do produtor. Com essa prática o que se faz é enxertar o ramo de uma árvore adulta numa planta jovem, acelerando o processo de desenvolvimento da muda e produção de pinhões. Jonas Bianchin, do Instituto Emater de União da Vitória, disse que o enxertio pode ser feito em qualquer época do ano, mas é recomendado para a fase em que as plantas estejam mais ativas, como na saída do inverno. "Em dois meses o enxertio já dá sinais de que pegou", acrescentou. O extensionista informou ainda que há experiências de plantas enxertadas, com êxito, em Bituruna. Segundo Bianchin, como a região é tradicional produtora de erva-mate cultivada sob a sombra de araucárias, é desses pinheiros que os produtores costumam colher pinhão. "É isso que queremos mudar com as plantas enxertadas que produzem em menos tempo", observou o extensionista.

O pinhão é o terceiro produtor florestal não madeireiro produzido no Paraná, atrás da erva-mate e do palmito, e possui um grande potencial de crescimento, por se tratar de um alimento com forte apelo cultural aos paranaenses. Especialmente no Centro Sul do estado o plantio de araucária para a produção de pinhões é muito atraente para os produtores de erva-mate sombreada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.