CI

Enxofre e até alho  para proteger o plantio de tomate 

Vários defensivos naturais que podem ser usados para proteger o cultivo de tomate contra pragas e doenças 



Foto: Canva

Segundo pesquisadores da Embrapa, os defensivos  biológicos funcionam contra pragas, porque são os inimigos naturais de várias espécies que, se alimentam das culturas e causam prejuízos aos agricultores. 

Entre os defensivos que surpreendem estão alguns que ainda não são tão comuns, como por exemplo alguns tipos de  bactérias. 

Você sabia que algumas bactérias são capazes de proteger plantações de forma segura e com consciência ecológica? 

A bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) é uma delas, estudada por pesquisadores e já experimentada no campo. 
Nome complicado para uma função simples que, apresenta excelentes resultados. 

A bactéria é responsável por produzir  proteínas que são tóxicas para insetos, incluindo lagartas e besouros, porém inofensiva para os seres humanos e, para o meio ambiente. 

São usadas principalmente na formulação de produtos para o controle de pragas que, podem ser usados no cultivo do tomate.
O uso desse tipo de defensivo reduz custos de produção mas, requer o apoio técnico para evitar a contaminação de solo e  outros riscos com os microrganismos vivos. 

Outra forma natural de proteger as lavouras de tomate inclui o uso de enxofre,  um fungicida natural que pode ser usado para controlar doenças fúngicas comuns em tomateiros, como oídio e míldio. 

Para o produtor que busca métodos ainda mais simples, o extrato de pimenta, extrato de alho e óleo de neem são indicados. 

o extrato de pimenta  contém  propriedades inseticidas e repelentes, que ajudam a afastar insetos e pragas que atacam o plantio de tomate. 

Enquanto o extrato de alho contém compostos que têm propriedades antifúngicas e antibacterianas, o que pode ajudar a prevenir doenças fúngicas e bacterianas no tomateiro. 

O óleo de neem também pode ser usado para controlar uma variedade de pragas. 

É importante lembrar que, embora esses defensivos sejam mais seguros para o meio ambiente e para a saúde humana do que os produtos químicos sintéticos, eles ainda devem ser usados com cuidado e seguindo as instruções de uso corretamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.