Epamig de Uberaba aposta em soja com sabor mais agradável

Agronegócio

Epamig de Uberaba aposta em soja com sabor mais agradável

Por:
441 acessos

Já está no mercado uma nova variedade de soja desenvolvida em Uberaba pela Epamig, em parceria com a Embrapa e a Fundação Triângulo. O grande diferencial da “BRS MG 790 A” pode ser sentido através do paladar. Esta cultivar ganhou gosto muito mais agradável que a soja comum. É o que mostra pesquisa feita pela Epamig junto às pessoas de diferentes setores. Enquanto elas deram nota 3 para a soja comum cozida, avaliaram com 6,7 a novidade obtida através de processos de melhoramento genético.

Segundo Reginério Soares de Faria, coordenador de transferência e difusor de tecnologia da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, esta linhagem diferente de soja criada para a alimentação humana tem ainda uma série de vantagens em relação ao grão tradicional. “Além do gosto mais apurado, que facilita e aumenta o consumo, verificado no teste sensorial, ela leva menos tempo para cozinhar. São significativos 12 minutos de diferença. Enquanto a comum precisa de 49 minutos, esta leva apenas 37. As isoflavonas, compostos orgânicos benéficos para a saúde, também são encontrados na “BRS MG 790 A” em maior quantidade que na soja não melhorada geneticamente: 76 miligramas a cada 100mg e 64 miligramas em 100mg, respectivamente”, revela. Ainda de acordo com o especialista, a porcentagem de carboidrato presente na soja melhorada também é maior que na comum. “São 26,8% contra 24,4%”, afirma.

Reginério informa ainda que esta nova modalidade será plantada no campo neste ano e, assim que for colhida, será vendida ao consumidor brasileiro. “Quem ganha com isso são as pessoas, que poderão comer um alimento ainda mais rico e forte, que naturalmente já faz um bem enorme à saúde”, observa. “Entre os benefícios oferecidos pela soja estão o auxílio no funcionamento de intestino e a redução de diabetes. Comer soja também ajuda a prevenir vários tipos de câncer, especialmente o da próstata e do útero, combater a osteoporose, aliviar os sintomas da menopausa e evitar doenças cardiovasculares. Além disso, ajuda a diminuir o colesterol alto e proporciona melhora da pele”, completa.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink