Equipamento da Embrapa reduz custo de processamento de hortaliças
CI
Agronegócio

Equipamento da Embrapa reduz custo de processamento de hortaliças

Por:

Um novo equipamento da Embrapa Hortaliças, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), permite aumentar a capacidade de processamento de mini cenouras e reduz custos industriais.

A máquina “Precisa” auxiliará no aumento da escala de produção e na conseqüente queda do preço final do produto. O novo equipamento, composto por 56 calhas que giram até um conjunto de discos serrilhados cortadores das raízes em pedaços de 6 cm, automatiza o processo de preparação da matéria-prima, quando as raízes de cenoura são cortadas e separadas por diâmetro e comprimento. Essa etapa antecede o torneamento, que transforma os pedaços de cenoura nos produtos “Cenourete” e “Catetinho”. Lançadas em 2001 pela Embrapa, as mini cenouras passaram a agregar valor à categoria de raízes finas, freqüentemente descartadas pelo produtor em razão do baixo valor comercial.

O lançamento da “Precisa” pode aumentar a produção de seis para 20 caixas diárias de mini cenoura. “Em testes realizados na Embrapa Hortaliças, duas pessoas foram capazes de cortar oito caixas de cenoura (176 kg) em 40 minutos”, explica o pesquisador João Bosco da Silva, que desenvolveu a tecnologia de processamento e a máquina.

Mais informações sobre a tecnologia de processamento de mini cenouras podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 385-9110, fax (61) 556-5744, ou pelo sac.hortalicas@embrapa.br


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink