CI

Equipe 3 do Rally da Safra 2011 percorre lavouras em cidades do MS e PR

8ª edição passará por onze Estados brasileiros até o dia 27 de março


8ª edição da expedição técnica nacional para mapeamento da produção de grãos passará por onze Estados brasileiros até o dia 27 de março

A Equipe 3 do Rally da Safra 2011, o principal levantamento privado da safra nacional de soja e milho, percorrerá duas cidades do Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Dourados) e quatro do Paraná (Guaíra e Cascavel no oeste, Campo Mourão na região centro-oeste e Londrina ao norte do estado) entre os dias 14 e 18 de fevereiro (veja roteiro completo abaixo). O Paraná é o segundo estado produtor de milho verão do país, com 17% do volume total ou 5,54 milhões de toneladas, e o segundo maior em produção de soja, com 20,3% do volume total ou 14,3 milhões de toneladas (Perspectivas de safra/Agroconsult).

O Rally da Safra 2011 teve início no último dia 31 de janeiro, em Cuiabá, no Mato Grosso, e terminará no dia 27 de março, em Palmas, no Tocantins. Cerca de 120 profissionais do agronegócio integram as dez equipes da expedição, que percorrerão os principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão, totalizando mais de 55 mil quilômetros.

Durante esse percurso, que representa 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil, serão colhidas 1,3 mil amostras da produção desses grãos.

8ª edição
O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, DVA, Monsoy e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook.

Novidades 2011
Os técnicos farão nesta edição do Rally o levantamento tradicional das lavouras, coletando dados sobre espaçamento, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Prosseguirão com análise de solo, percentual de cobertura do solo com palhada no plantio direto e tipo de resíduo. Serão realizados ainda testes de transgenia para soja e milho.

Este ano serão avaliadas, pela primeira vez, as perdas nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita. E, por último, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ-Log), o Rally avaliará as condições das estradas brasileiras. Será a mais completa radiografia das condições da safra brasileira.

Resultados
O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.
 

Data

Partida

Municípios visitados para avaliação de campo

Chegada

14/02

Campo Grande

Sidrolândia, Maracajú, Itaporã, Rio Brilhante e Douradina, Nova Alvorada do Sul.

Dourados

15/02

Dourados

Naviraí, Caarapó, Fátima do Sul, Laguna Caarapó, Ponta Porã, Aral Moreira e Amambaí

Guaíra

16/02

Guaíra

Toledo, Santa Helena, Missal, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Terra Roxa, Francisco Alves e Assis Chateaubriand

Cascavel

17/02

Cascavel

Ubiratã, Campina da Lagoa, Codélia, Juranda, Nova Aurora, Cafelândia, Quarto Centenário, Terra Boa e Brasilândia do Sul.

Campo Mourão

18/02

Campo Mourão

Maringá, Peabiru, Ourizona, Marialva, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, São João do Ivaí, Sertaneja, Sertanópolis e Santa Mariana.

Londrina


As informações são da assessoria de imprensa do Rally da Safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.