CI

Equipe brasileira de Adestramento 100% Lusitana estreia hoje em Kentucky

No total, serão sete cavalos da raça na competição, representando também Portugal, Austrália e Espanha. Brasil estreia hoje (27) com Luiza Almeida e Samba


Brasil leva sua primeira equipe de Adestramento a uma edição dos Jogos Equestres Mundiais e o Puro Sangue Lusitano integra os três conjuntos. Os criadores brasileiros do cavalo Puro Sangue Lusitano estão radiantes. Depois de verem exemplares da raça ganhando a medalha de bronze por equipes, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), e participar dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), o projeto arrojado destes entusiastas encontra um novo desafio no Adestramento Clássico: os Jogos Equestres Mundiais de Kentucky.

As provas da modalidade começam hoje, 27 de setembro, no Kentucky Horse Park, localizado na cidade de Lexington, conhecida como a “Capital do Cavalo”.

O Brasil será representado por três jovens bastante promissores no hipismo internacional, em um esporte onde atletas mais experientes costumam brilhar. Comandados pelo belga Johan Zagers, Luiza Almeida (19), Rogério Clementino (29) e Marcelo Alexandre da Silva (25) levaram o Adestramento Clássico brasileiro ao feito inédito da conquista da vaga na disputa por equipes.

Luiza Almeida e o tordilho Samba (Inca x Noruega), propriedade da Coudelaria Rocas do Vouga, garantiram a vaga com apresentações convincentes nos principais concursos do Brasil, tendo competido também, sempre com muita regularidade, na Europa e nos Estados Unidos. Luiza e Samba, representantes da Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP), já defenderam o Brasil nas Olimpíadas de Pequim e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando passou de reserva a medalhista.

Outro que já brilhou em disputas continentais e olímpicas, Rogério Clementino tem um currículo invejável dentro do hipismo nacional e alçou vôos mais altos graças ao seu talento e à oportunidade dada pelo criador José Victor Oliva, da Coudelaria Ilha Verde, instalada em Araçoiaba da Serra (SP). Com o garanhão Portugal (Infante x Quieta), Roger, como é mais conhecido por todos no meio equestre, consolidou uma nova e bem-sucedida parceria que o credenciou a estar entre os principais conjuntos do Adestramento internacional da atualidade.

Já Marcelo Alexandre da Silva, atleta da Coudelaria Alegria dos Pinhais, de Itapetininga (SP), alcançou seu índice decisivo na Europa, depois de conseguir a primeira média classificatória na 29ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano, em maio, no Clube Hípico de Santo Amaro. Montando o garanhão Signo dos Pinhais (Zique x Laranja), Marcelo disputou o Concurso Internacional de Adestramento (CDI3*) de Pompadour, na França, no mês de julho, onde obteve a média necessária para garantir o embarque rumo ao estado norte-americano de Kentucky.

Representando a Austrália, a amazona Hayley Beresford também terá um Lusitano como montaria nos Jogos Equestres Mundiais. Criado no Haras Villa do Retiro, de Boituva (SP), Relâmpago do Retiro (Luar x Atinada) é um dos principais cavalos a representar o país. Sempre sob a sela de Beresford, conseguiu importantes resultados no circuito europeu, sendo, inclusive, o melhor conjunto australiano nas últimas Olimpíadas.

Para completar a destacada presença do Puro Sangue Lusitano na competição considerada como a “Copa do Mundo” dos cavalos, Daniel Pinto, com Galopin de La Font, e Gonçalo Carvalho, com Rubi (AR), representarão Portugal, enquanto Cláudio Ruiz Castilla, da Espanha, apresentará Jade de MV.

Fichas dos Lusitanos nacionais ou que representem a equipe brasileira:

Samba

Pai: Inca
Mãe: Noruega
Criador: Sociedade das Silveiras
Proprietário: Manuel Tavares de Almeida Filho
Nascimento: 22/02/1999
Pelagem: Tordilha

Portugal

Pai: Infante
Mãe: Quieta
Criador: Paulo Caetano
Proprietário: José Victor Oliva/José Carlos Garcia
Nascimento: 27/02/1996
Pelagem: Tordilha

Signo dos Pinhais

Pai: Zique
Mãe: Laranja
Criador: Luís Ermírio de Moraes
Proprietário: Luís Ermírio de Moraes
Nascimento: 13/11/1998
Pelagem: Tordilha

Relâmpago do Retiro

Pai: Luar
Mãe: Atinada
Criador: Eduardo Fischer
Proprietário: Eduardo Fischer
Nascimento: 07/09/1997
Pelagem: Castanha
 
As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.