Erva-mate é destacada em parcela do Espaço Casa da Emater

Erva-mate

Erva-mate é destacada em parcela do Espaço Casa da Emater

Cultivo da erva-mate tem sido destacado em parcela do Espaço Casa da Emater, durante a 19ª Expoagro Afubra
Por:
18 acessos

O cultivo da erva-mate tem sido destacado em parcela do Espaço Casa da Emater, durante a 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo. No local, os visitantes podem obter não apenas a erva-mate e a água quente para a elaboração do chimarrão, mas também conhecer mais sobre os efeitos fisiológicos da planta, conhecida por ser anti-inflamatória, vasodilatadora, estimulante e antioxidante. Outros produtos derivados da erva-mate, como cosméticos, chás e até cervejas, são mostrados como alternativas de aproveitamento da erva-mate.

Na parcela, extensionistas da Emater/RS-Ascar, em parceria com o Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate) e com a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), também apresentam os detalhes do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, do Governo do Estado. A política pública buscar fortalecer a cadeia produtiva através de uma melhor estruturação, valorizando seus produtos e proporcionando a viabilidade da atividade.

No RS são cinco polos ervateiros envolvidos no projeto, que tem como alguns de seus eixos temáticos a capacitação de trabalhadores em boas práticas de fabricação, o resgate, a multiplicação e a conservação dos ervais nativos remanescentes e o apoio a grupos informais de produtores. O manejo dos ervais com o controle da broca da erva-mate, uma das principais pragas, também é trabalhado no programa. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink