Escassez faz brasileira comprar soja do Uruguai
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)

Imagem: Ivan Bueno/APPA

OLEAGINOSA

Escassez faz brasileira comprar soja do Uruguai

Aquisição foi feita pela Bunge
Por: -Leonardo Gottems
568 acessos

A unidade brasileira da Bunge deu o passo atípico de comprar do Uruguai três cargas de 30 mil toneladas cada uma nas últimas semanas, segundo afirmou a T&F Consultoria Agroeconômica, citando fontes com conhecimento sobre o assunto. De acordo com a T&F, a notícia também foi divulgada pela Bloomberg. 

“A soja será processada na unidade da empresa em Rio Grande, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. O Brasil é o maior produtor mundial de soja, mas a indústria de processamento acelerou as importações nos últimos meses em meio às fortes exportações, que encolheram os estoques. As importações até agosto quadruplicaram em relação ao mesmo período do ano passado, para 477.372 toneladas, segundo dados do Ministério da Economia”, completa. 

Quase todo esse volume veio do Paraguai. Mas o Uruguai, cuja produção representa menos de 2% da safra brasileira, também aparece entre os fornecedores. “As margens de esmagamento no Brasil permanecem atraentes, uma vez que a forte demanda mantém os preços doméstico do farelo e óleo de soja elevados. O Brasil pode importar 850 mil toneladas de soja em grão em 2020, o maior volume desde 2003, quando a produção foi de cerca de 50 milhões de toneladas, menos da metade dos níveis atuais”, comenta. 

“O Brasil colheu 124,8 milhões de toneladas nesta temporada, um recorde, de acordo com estimativas da Conab.  As exportações de janeiro a agosto alcançaram ritmo recorde em meio à sólida demanda chinesa e alta do dólar frente ao real. Com isso, os estoques finais devem somar 419 mil toneladas, o menor nível desde a série iniciada em 1999, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove)”, conclui. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink