CI

Escolas de Tenente Portela e Emater/RS-Ascar apostam em cardápios mais saudáveis

Mudar hábitos alimentares desde cedo ajuda a prevenir doenças, por isso a Secretaria Municipal de Educação de Tenente Portela aposta em cardápios nutritivos e criativos.


Mudar hábitos alimentares desde cedo ajuda a prevenir doenças, por isso a Secretaria Municipal de Educação de Tenente Portela aposta em cardápios nutritivos e criativos. Com auxílio da Emater/RS-Ascar, alimentos como mandioca e legumes, nem sempre apreciados pelas crianças, ganham a forma de lasanhas, croquete, bolos e suflês. A iniciativa, acompanhada pela secretária municipal de Educação, Geni Carboni, mobilizou, nesta segunda-feira (18/07), merendeiras e auxiliares de escolas. No total, 1.166 crianças, com idades entre um e 14 anos, serão beneficiadas. "Foi ótimo, muito além das nossas expectativas", disse a nutricionista da Prefeitura, Adriana Locatelli.

"A mandioca é um alimento bastante utilizado e que, normalmente, é servido cozido, por isso a nutricionista nos procurou, porque sabia que fazíamos diversos pratos com mandioca nas comunidades do interior", disse a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar, Rejane Gollo Fornari. "Outros alimentos, como os legumes, precisam ser preparados de diversas formas, pois as crianças nem sempre gostam de legumes cozidos", completou Rejane. 

No encontro com as merendeiras, a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar falou sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos, desde a chegada dos produtos na escola, passando pelo local onde eles são armazenados e preparados até o consumo. Essas etapas, segundo Rejane, interferem na qualidade dos alimentos e da alimentação. 

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Sandra Scherer, sugeriu criatividade no prato das crianças: calça virada, lasanha e croquete de mandioca, bolo de legumes, suflê de couve-flor e suco de laranja com cenoura. "Muito bom compartilhar conhecimento com aqueles que cuidam da alimentação dos nossos filhos", disse Sandra.

A iniciativa de colocar saúde e amor no prato das crianças hoje gera a expectativa de melhorar a saúde quando elas forem adultas. 

Receita de bolo salgado de legumes 

Ingredientes
200 gramas de carne moída
1 maço de cebolinha picada
1 maço de salsa picada
2 tomates picados
2 cenouras raladas
2 couves-flores picadas
100 gramas de queijo ralado
1 xícara de óleo
6 ovos
15 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto

Modo de preparo
Misture todos os legumes picados numa vasilha. Acrescente o óleo, o sal e as gemas levemente batidas. A seguir, adicione a farinha de trigo. Em separado, bata as seis claras em neve. Acrescente as claras em neve levemente na mistura. Despeje numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200°C, por mais ou menos 30 minutos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.