Escolas públicas recebem livro sobre a cisticercose suína

Agronegócio

Escolas públicas recebem livro sobre a cisticercose suína

Obra promete desvendar o mito chamado de "doença do porco"
Por: -Admin
21 acessos

As escolas estaduais de Campinas (SP), Itapira (SP), Chapecó (SC) e Toledo (PR) serão as primeiras a receber o livro que promete desvendar um mito que pauta conversas familiares há gerações. O "Mistério da Cisticercose" esclarece sobre o mal erroneamente chamado de "doença do porco" e explica porque é o homem, e não o animal, o grande vilão da história.

De autoria da escritora paulista Patrícia Engel Secco, com ilustrações de Daniel Kondo, a obra, com 26 páginas, objetiva auxiliar nos trabalhos escolares e promover debates sobre o tema. Além, de orientar as crianças sobre como evitar esta doença que atinge milhares de pessoas. O lançamento do livro acorreu nessa segunda-feira (11-06) no Auditório do Galeria Plaza, em Campinas (SP).

De maneira divertida e inteligente, a publicação tem como personagem principal o porquinho detetive Porcolino que, incansavelmente, tenta “limpar a barra” dos parentes e amigos de sua espécie. "O Porcolino não se conformava com o fato de seu avô ser acusado injustamente por algo que não fez", brinca a escritora Patrícia Secco.

A publicação, enquadrada na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da Nutron Alimentos, Merial Saúde Animal e apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e do Rotary Club de Campinas Metrópole. "Parte dos livros será deixada na biblioteca das escolas para consultas, enquanto outros exemplares serão distribuídos para que os alunos levem a discussão para casa, junto com os pais", lembra o diretor comercial e médico veterinário da Nutron, Gabriel Jorge Neto.

Segundo a autora, o livro "O Mistério da Cisticercose" será importante para desfazer uma confusão que até hoje envolve a carne suína. "Nunca aprendi na escola que o porco é também uma vítima. Vamos ajudar para mandar este mito por água abaixo. Hoje, o porco é criado sob normas rígidas de limpeza e tem baixo teor de gordura, portanto, é uma das carnes mais saudáveis", defende a escritora.

O livro "O Mistério da Cisticercose" é o primeiro de uma série dentro do Projeto Zoonoses, no qual se pretende levar para as escolas discussões sobre doenças como toxoplasmose e brucelose, entre outras. "Já com este primeiro trabalho, pretendemos montar um material de apoio, como CDS, por exemplo, para iniciarmos uma série de palestras em escolas, igrejas e associações comunitárias. Vamos começar pelo Rotary Club de Campinas Metrópole e depois difundir pelos outros Rotarys do Brasil", completa Gabriel. As informações são da assessoria de imprensa da Nutron.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink