Escolha adequada das variedades de porta-enxerto é importante para o sucesso do pomar de citros
CI
Imagem: Fundecitrus
FUNDECITRUS

Escolha adequada das variedades de porta-enxerto é importante para o sucesso do pomar de citros

Publicação auxilia o citricultor sobre a escolha de porta-enxertos
Por:

Como o cultivo de citros é perene, com as plantas permanecendo em campo por longos períodos, entre 15 e 20 anos, é muito importante que o produtor conheça bem as características agronômicas das variedades de copa e porta-enxertos disponíveis para escolher as mais adequadas às suas necessidades, de forma a evitar o comprometimento do pomar ao longo de sua vida.

O porta-enxerto influencia dezenas de atributos da copa, como o tamanho da planta, produtividade e qualidade de frutos, trazendo diversos benefícios para as plantas enxertadas sobre eles, como mudanças no vigor, produtividade, precocidade de produção e a absorção de água e nutrientes. Além disso, o porta-enxerto influencia na resistência às doenças e na adaptação ao clima, assim, a escolha correta pode evitar danos causados por esses fatores.

Portanto, os porta-enxertos são uma das principais ferramentas para melhorar o manejo dos citros, permitindo a instalação de pomares mais produtivos e com frutos de melhor qualidade, conforme cada copa e região, sendo determinantes para o sucesso do cultivo de citros.

Para o planejamento dos pomares, é importante escolher variedades e combinações que melhor se adaptem às condições locais e atendam às necessidades do citricultor do ponto de vista comercial e operacional, considerando-se o destino da produção, a sazonalidade da colheita, a facilidade das operações e a tolerância à seca e resistência às principais pragas e doenças que atingem os citros.

Publicação auxilia o citricultor sobre a escolha de porta-enxertos

O Guia de reconhecimento de citros em campo, desenvolvido por pesquisadores do Fundecitrus, Embrapa, Fundação Coopercitrus-Credicitrus e Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC, lançado recentemente, traz informações detalhadas sobre as principais variedades de citros cultivadas no cinturão citrícola de SP e MG, compreendendo 24 variedades de copas e 16 de porta-enxertos.

Com o objetivo de auxiliar os citricultores sobre as melhores escolhas para a renovação ou ampliação dos pomares, a publicação reúne, de forma ilustrada e didática, informações que estavam dispersas em inúmeros artigos científicos e livros.

O guia também traz informações como regiões de plantio e época de colheita, reunindo conhecimentos de campo e resultados de pesquisas que atualizam o produtor sobre o que há de mais recente no assunto.

O material está disponível para download gratuito no site do Fundecitrus: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manuais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.