CI

Escolha do disco de plantio é essencial para boa produção

Com o término da colheita do milho safrinha, agricultores agora se preparam para a semeadura da soja


Foto: Divulgação

Boa parte dos agricultores das principais regiões produtoras do Brasil estão focados na colheita do milho que deve ser finalizada ainda neste mês de julho. Entretanto o trabalho no campo é muito dinâmico e não para, ou seja, terminando a colheita do cereal o recomendável é que o produtor comece a fazer a manutenção e revisão das máquinas, deixando tudo pronto iniciar o plantio da soja, assim que terminar o prazo do vazio sanitário.

Neste momento de pandemia esse dinamismo se intensificou ainda mais. Com a alta do dólar, acima dos R$ 5,00, muitos produtores já fecharam os contratos de vendas futuras. Com a safra negociada, quem ainda não fechou o pacote de plantio com a compra de insumos, este é o momento ideal, pois é quando pode-se barganhar por melhores preços. Segundo Wellington Casati, coordenador de vendas da J.Assy, empresa especialista em soluções tecnológicas para o agronegócio, a maioria dos produtores também negociaram a compra das sementes entre abril e maio, e devem receber esse material na propriedade em meados de agosto, próximo ao início do plantio.

Entretanto aqueles que gostam de fazer as aquisições antecipadas dos discos, peça essa fundamental para assegurar a qualidade do plantio, não precisam esperar as sementes chegarem na propriedade para compra-los. Isso por que a J.Assy, disponibiliza os Discos Apollo, produtos que possibilitam plantar todas as variedades de sementes de soja do mercado. “A grande vantagem dos nossos discos é que com apenas duas medidas atendemos mais de 90% dos lotes de semente de soja, com isso o cliente consegue fazer o planejamento antecipado dos discos. Além disso, não tem nenhuma semente no mercado que não conseguimos atender”, destaca o coordenador.

Opções para todos

As soluções desenvolvidas pela J.Assy foram desenvolvidas para atender todos os perfis de produtores. Atualmente no mercado a empresa oferece a opção de disco para soja com 45 furos que é recomendado para a população de 10 plantas para baixo por metro ou o modelo de 64 furos que atende a população de 11 a 16 plantas por metro. Também há a opção de 90 furos recomendado de 17 plantas até 21 plantas por metro. “Estes modelos são universais e compatíveis com todas as plantadeiras do mercado”, ressalta Casati.

Já para os produtores que utilizam o dosador Titanium, além dos itens já mencionados, há duas opções exclusivas. O modelo de 56 furos recomendado para plantio de 14 plantas para baixo por metro e a opção de 135 furos, mais direcionada aos agricultores do Norte do País, aonde cultivam a população acima de 21 plantas por metro.

Tecnologia

Toda a linha de Discos Apollo possui a tecnologia RampFlow, uma rampa com pequenas estrias em cada furação que ajuda a eliminar duplos e falhas e ainda diminui o atrito da semente e sua quebra dentro do dosador. “A tecnologia RampFlow tem proporcionado em média, a redução de 60% de sementes duplas e falhas no plantio em relação a qualquer concorrente do mercado”, destaca o profissional.

A outra tecnologia dos Discos Apollo é a Coneflow. Com o diâmetro de saída do furo maior que o de entrada, a semente não fica presa no disco. “Com essa tecnologia a semente sai por gravidade, é um dano mecânico a menos que a semente vai sofrer para ser depositada no solo, melhorando sua germinação, qualidade e vigor no plantio”, destaca Casati.

Para garantir o bom resultado, a J.Assy reforça que os Discos Apollo sejam sempre utilizados em conjunto com os Anéis Apollo. E para facilitar o momento de identificação e escolha, os discos e os anéis de soja possuem cores correspondentes. Os produtos acompanham originalmente os dosadores mecânicos Titanium da J.Assy. Os anéis também estão disponíveis avulsos, para reposição ou aplicação no dosador universal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.