CI

Aumento de carrapatos e problemas no leite preocupam produtores

Em Caxias do Sul, a saúde dos bovinos de leite está sob controle


Foto: Pixabay

A transição de estações e a consequente redução da qualidade das forrageiras têm desafiado os produtores leiteiros na região administrativa da Emater/RS-Ascar, exigindo ajustes nas dietas e medidas preventivas para garantir a produtividade e a qualidade do leite. Segundo relatório do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), as variações climáticas têm impactado a saúde dos rebanhos, com aumento no número de carrapatos e registros de problemas como leite instável não ácido (LINA) e questões relacionadas à crioscopia.

Na região de Bagé, Candiota e Hulha Negra, a queda na produção de leite é atribuída à menor oferta de forragem verde, resultado do encerramento do ciclo das pastagens e dos efeitos da estiagem recente. Em Manoel Viana, embora a maioria dos produtores mantenha boa produção de leite, alguns enfrentam casos de leite ácido, o que tem levado à rejeição do produto pelas empresas coletoras.

Em Caxias do Sul, a saúde dos bovinos de leite está sob controle, com medidas de controle de ectoparasitas em andamento. No entanto, as temperaturas extremas em Erechim causaram desconforto nos animais, resultando em leve diminuição da produtividade.

A estratégia de planejamento forrageiro está sendo incentivada em Frederico Westphalen, com foco no cultivo de cereais de inverno para silagem, visando redução de custos e garantia de reserva alimentar para o rebanho. Em Ijuí, a produção mantém estabilidade, com leve recuperação nos preços pagos aos produtores.

Apesar das preocupações com a alta infestação por carrapatos em Porto Alegre, os rebanhos estão em boa condição corporal e nutricional. Já em Santa Maria, embora o rebanho leiteiro esteja em boas condições sanitárias e produtivas, Júlio de Castilhos enfrenta estresse térmico nas vacas leiteiras, o que pode afetar a produtividade e qualidade do leite.

Na região de Santa Rosa, indicadores de qualidade do leite começam a preocupar, com focos de mastite e altas contagens de células somáticas. Apesar disso, a maioria dos produtores está entregando leite dentro dos padrões exigidos pela legislação. Em Soledade, os produtores iniciam o planejamento da semeadura de espécies forrageiras de inverno, enfrentando preços significativamente mais altos em comparação ao ano anterior.

De acordo com o levantamento de preços realizado pela Emater/RS-Ascar, o preço médio mensal do litro do leite no Estado teve um aumento de 5,34%, comparado ao mês anterior, alcançando R$ 2,17. A variação nos preços recebidos pelos produtores é influenciada pelo volume comercializado e por bonificações relacionadas à quantidade e qualidade do leite, conforme normas estabelecidas para o produto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.