CI

Espaço da Emater/RS-Ascar recebe governador do Estado do RS

Espaço da Emater/RS-Ascar feira que acontece no município de Não-Me-Toque até a próxima sexta-feira (15/03)


O Espaço da Emater/RS-Ascar da Expodireto Cotrijal 2019, feira que acontece no município de Não-Me-Toque até a próxima sexta-feira (15/03), recebeu a visita do governador Eduardo Leite, que esteve acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Eles visitaram o Recanto Temático, parcela em que os extensionistas rurais apresentam nesta edição do evento a história e evolução da erva-mate no Rio Grande do Sul, assim como prestigiaram o Pavilhão da Agroindústria Familiar, momento em que também foram acompanhados pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Costa Dias.

“O espaço da Emater foi muito bem construído, faz um resgate histórico, valoriza uma tradição, um símbolo do Rio Grande do Sul, que é tomar um chimarrão e indo além, mostrando técnicas de produção, pesquisas que valorizam a produção e a agroindústria, então está de parabéns a Emater”, valorizou o governador Eduardo Leite, ao finalizar sua visita no Recanto Temático, um dos trabalhos apresentados pela Emater/RS-Ascar dentro da feira.

“Ficamos felizes com o espaço, que valoriza uma cultura importante não só para a economia, mas ainda nossa cultura, fazendo um regate histórico que nos permite entender todo o processo de desenvolvimento do cultivo da erva-mate ao longo dos anos no RS. E também estamos visitando o Pavilhão da Agroindústria Familiar, que é também um trabalho da Emater que deve ser louvado pelo Governo do Estado”, salientou o secretário Covatti Filho.

“Muito importante estas visitas, porque demonstram o valor que a erva-mate tem para o Rio Grande do Sul, não só como renda para a pequena propriedade, mas para a economia do Estado. E o governador está aqui, dando uma demonstração da importância que a atividade tem para nossa economia. A Emater está imbuída neste propósito de fazer com que ela se desenvolva e participe cada vez mais do PIB estadual”, destacou o presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi.

“A agricultura familiar merece o espaço que dê a ela a oportunidade de mostrar a vocação do povo gaúcho, que é trabalhar e entregar resultados, na medida em que produzem, beneficiam, agregam valor na sua produção com o apoio da nossa Emater. Fico muito feliz de poder ver mais uma edição de um Pavilhão da Agroindústria Familiar, que tem apoio do Governo do Estado, através da Emater, demonstrando o resultado da produção gaúcha que vem do campo, das famílias gaúchas do nosso interior do Estado”, comentou o governador Eduardo Leite, durante a abertura oficial do Pavilhão da Agroindústria Familiar.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Costa Dias falou sobre a produção agroindustrial familiar gaúcha e a visão do Governo Federal para o desenvolvimento do setor. “Eu sempre tive muita admiração pelo que o agricultor familiar do Rio Grande do Sul faz. O colono daqui quando foi para o meu estado levou um pouco dessa cultura e hoje aqui eu estou conhecendo tudo aquilo que vocês têm em um só espaço e confirmando que é uma maravilha. Agora, nós precisamos levar renda para esse pequeno produtor. Precisamos exportar, não adianta vender apenas para dentro do país, é preciso comercializar para fora também”.

Além do Pavilhão da Agroindústria Familiar e do Recanto Temático, os visitantes que passam pelo Espaço da Emater na Expodireto 2019 também encontram parcelas abordando as temáticas meliponicultura e apicultura, florestas comerciais, piscicultura, cooperativismo e gestão, armazenagem de grãos, bovinocultura de leite, horto de plantas bioativas, cozinha didática, horticultura, turismo rural, solos, manejo de culturas agrícolas, manejo integrado de pragas e tecnologia de aplicação, energia fotovoltaica e irrigação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.