CI

Especialista: Bioeconomia é fundamental para preservar água

“Uma questão chave é como o uso da terra mudará"


Foto: Pixabay

No futuro, o mundo dependerá cada vez mais de recursos renováveis de biomassa para alimentos, rações, fibras e suprimentos de combustível. O impacto que esta transição para a bioeconomia pode ter nos recursos hídricos dos países nórdicos é algo que a BIOWATER, um centro de excelência, se propôs a estudar. 

Em uma edição especial da Ambio, a revista científica sobre meio ambiente da Royal Swedish Academy of Sciences, os pesquisadores da BIOWATER explicaram em detalhes que a resposta pode ser encontrada em cenários plausíveis, em conjuntos de dados e modelos de longo prazo. Eles também estudaram como as sociedades serão afetadas por essas mudanças e investigaram várias opções de mitigação ambiental. 

“Uma questão chave é como o uso da terra mudará e como isso, em combinação com as mudanças climáticas, afetará a quantidade, qualidade e biologia da água e, portanto, os serviços ecossistêmicos fornecidos pelos recursos hídricos”, disse a Dra. Eva Skarbøvik, chefe de pesquisa da NIBIO e líder da BIOWATER. "Com base em nossa pesquisa até agora, é seguro dizer que se a bioeconomia não se desenvolver de forma sustentável, distúrbios na paisagem rural, em combinação com as mudanças climáticas esperadas, afetarão seriamente os recursos de água doce”, completa. 

As principais mensagens da BIOWATER, além do risco de que a bioeconomia afete negativamente os recursos de água doce, é que o uso insustentável do solo em combinação com as mudanças climáticas terá sérios impactos nos ecossistemas. Isso pode afetar posteriormente o bem-estar humano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.