CI

Especialista aponta tendências para a agropecuária em evento

Crescimento da agricultura sobre áreas de pastagem mostra novas tendências para o setor


Expansão para as novas fronteiras agrícolas sobre áreas de pastagem, operação em escala, especialização e terceirização das atividades e o reaproveitamento de insumos são algumas das tendências apontadas por Seneri Paludo, diretor executivo da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para o setor agropecuário. As novas oportunidades, segundo ele, são para as atividades praticadas no estado de Mato Grosso e demais regiões brasileiras produtoras de grãos e criadoras de gado.

Além da expansão da produção para novas fronteiras agrícolas, o crescimento da agricultura sobre áreas de pastagem mostra o caminho das novas tendências para o setor. Conforme Seneri há dois fatores que contribuem para isso: um é o avanço da tecnologia, que permite a transformação do solo de maneira mais rápida e eficiente, e o segundo é uma questão econômica que neste momento permite tal investimento.
O fortalecimento de grupos empresariais, o aumento de prestadores de serviços, a prática da Integração Lavoura-Pecuária e a transformação vegetal em animal dentro do solo mato-grossense são outras tendências observadas pelo especialista. Para ele o produtor rural tem que voltar-se para o crescente incremento da participação do mercado interno sobre a produção agrícola.

“Para mim é o principal ponto que o produtor deverá analisar e acompanhar em 2012, ou seja, com o aquecimento da economia nacional e melhora na renda da população em geral, os brasileiros estão consumindo mais e ao fazer isso ampliam sua demanda sobre os produtos”, afirmou ele durante palestra nos Dias de Campo 2012 que acontece em dez municípios de Mato Grosso e é realizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).

De acordo com Paludo, muitas boas oportunidades aparecerão no mercado interno no decorrer de 2012. Para tanto, o produtor rural deve continuar investindo em tecnologia e, especialmente, na gestão da propriedade uma vez que como o investimento em tecnologia está globalizado e a diferença entre o sucesso ou fracasso passa diretamente pela gestão de mão de obra e de recursos dentro da propriedade.

“As perspectivas são boas. Vivemos um momento em que a demanda é maior do que a oferta. Temos hoje um mercado interno aquecido que pode equilibrar possíveis altos e baixos provocados pelo mercado internacional” reforça Paludo.

Evento – Os Dias de Campo 21012 Fundação MT já foram realizados em Sapezal e em Campo Novo do Pareci na região do Parecis em Mato Grosso. Esta semana a equipe estará nas regiões Médio-Norte e Norte de MT. Na próxima terça-feira (24) acontecerá em Nova Mutum na Fazenda Tupã. Depois, a caravana irá para Lucas do Rio Verde onde o evento ocorrerá na quinta-feira (26) na Fazenda Caroline. A primeira rodada dos Dias de Campo 2012 Fundação MT será encerrada em Sorriso no sábado (28) na Estação Experimental da Fundação MT. A segunda rodada do evento irá ocorrer nas regiões Sudeste, Sul e do Araguaia de Mato Grosso entre os dias 04 de fevereiro e 03 de março.

Mais informações no www.fundacaomt.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.