CI

Especialista internacional debate afecções do casco no Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite

A manqueira está entre as principais causas de perdas de eficiência no sistema de produção de bovinos, levando a relevantes perdas econômicas.


A manqueira está entre as principais causas de perdas de eficiência no sistema de produção de bovinos, levando a relevantes perdas econômicas. Entre as principais consequências está o descarte precoce de animais por problemas de casco.

Para falar do assunto, o Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite apresenta o especialista internacional Arturo Gomez, da Zinpro Portugal. A palestra intitulada “Principais afecções de casco, seus impactos e medidas de controle” está marcada para o dia 10 de novembro, às 10h.

Conforme Gomez, junto com a manqueira, problemas de reprodução, saúde de úbere e baixa produção de leite são responsáveis por 90% das causas de descarte de vacas leiteiras. “Muitas vezes, as perdas de desempenho reprodutivo, mastite, CCS e baixa produção de leite estão associadas à problemas de saúde de casco na fase inicial de lactação”, enfatiza.

Em sua palestra, Gomez apresentará um programa de saúde de casco que suporte um trabalho mais abrangente para maximizar a saúde dos rebanhos leiteiros. “O programa de saúde de casco envolve intervenções como a detecção da manqueira, casqueamento preventivo e terapêutico, além de estratégias nutricionais bem conhecidas pela indústria leiteira globalmente, mas aplicadas de forma inconsistente”, finaliza.

Médico Veterinário pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Dr. Arturo Gomez, é doutor em saúde pública e epidemiologia pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Integrante da Zinpro como suporte para as equipes de campo, atua ainda em projetos de pesquisa na Europa em ruminantes na Europa e Norte da África.

Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite

Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas - Nucleovet, o VI Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite será realizado entre os dias 08 e 10 de novembro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó – SC.

A VI edição do evento reunirá especialistas da cadeia leiteira do Brasil e exterior, com lançamentos, negócio, workshops e muito networking. Paralelo à programação científica ocorre a Milk Fair – feira de tecnologia para a produção leiteira. Entre os participantes o SBSBL reúne médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos das indústrias e cooperativas da Região Sul.
 
Inscrições
Profissionais e estudantes ligados ao setor podem inscrever-se com valores diferenciados. As inscrições podem ser feitas online clicando no site www.nucleovet.com.br. O investimento é de R$ 350,00 para profissionais e R$ 250,00 para estudantes.
 
Informações:
Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite
Quando: de 08 a 10 de novembro 2016
Onde: Centro de Eventos e Cultura Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó -
Site: http://www.nucleovet.com.br

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.