CI

Especialista orienta colheita segura de tabaco

Uso do EPI é fundamental para evitar a Doença da Folha Verde do Tabaco


Foto: Eliza Maliszewski

No final do ano e a colheita do tabaco se intensifica no Sul do país. Neste período, o alerta é para que sejam tomados os cuidados necessários relacionados à colheita segura. As recomendações são de evitar sempre o contato das folhas úmidas com a pele dos trabalhadores, pois, a nicotina é hidrossolúvel e pode ser absorvida, causando um mal-estar.

Por isso, é fundamental o uso da Vestimenta de Colheita ou o Equipamento de Proteção Individual (EPI), desenvolvido com base em pesquisas e estudos para conferir o máximo de eficiência na prevenção da Doença da Folha Verde do Tabaco. Isso sem esquecer de dar atenção às características necessárias para garantir o conforto dos trabalhadores. Composta por calça e blusa de tecidos leves e luvas nitrílicas impermeáveis que evitam a absorção da nicotina, a vestimenta oferece ainda mais proteção se o produtor usar também botas de PVC e chapéu de palha de abas largas ou boné árabe. Por baixo da vestimenta, o indicado é usar roupas leves de algodão. Outras dicas são prender as mangas da blusa nos dedos pela alça que já vem no EPI e usar as calças por cima das botas.

A blusa e a calça que compõem a vestimenta de colheita possuem seus Certificados de Aprovação (CAs) do Ministério do Trabalho e Emprego (de números 34.899 e 34.900), certificações que validam a qualidade e eficiência do EPI. A eficácia da vestimenta foi comprovada também em pesquisas científicas realizadas pela empresa Planitox, que atestaram a diminuição de 98% da exposição dérmica, considerando a vestimenta altamente eficiente. 

Os resultados do estudo foram tema da entrevista com o médico especialista em toxicologia, Flávio Zambrone. Ele é especialista em Toxicologia Clínica e Farmacologia pela Universidade de Paris e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Confira: 

Qual a eficácia da vestimenta de colheita para evitar a Doença da Folha Verde do Tabaco?

Com base nos resultados das análises, a vestimenta de proteção recomendada para a atividade de colheita das folhas de tabaco ofereceu uma proteção de cerca de 98%. Em outras palavras, reduz em 98% o contato da substância que causa a Doença da Folha Verde do Tabaco com a pele do trabalhador.

Como o Sr. e sua equipe conduziram os estudos sobre a vestimenta atualmente usada pelos trabalhadores das lavouras de tabaco?

A exposição potencial dérmica de cada trabalhador às substâncias teste foi medida através do método denominado Corpo Total, no qual todo produto depositado sobre o corpo do trabalhador durante a atividade é coletado e os resíduos são quantificados. Para esse estudo foi realizada a determinação dos resíduos de nicotina e de cotinina, através dos chamados dosímetros internos e externos (tecido 100% algodão), das amostras de lavagem das mãos (solução de água e detergente) e das amostras de limpeza da face e do pescoço dos trabalhadores (gaze umedecida com solução de água e detergente). As amostras dos dosímetros, lavagem das mãos e face e pescoço foram enviadas ao laboratório analítico e analisadas quanto à quantidade de nicotina e cotinina presentes. A metodologia tem base nos protocolos da série 875 da Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos (U.S. EPA Pesticide Assessment Guidelines: Occupational and Residential Exposure Test Guidelines) e da OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development, que orientam a condução de estudos em campo para a avaliação da exposição dérmica.

Realizou-se o acompanhamento dos trabalhadores durante o processo de colheita das folhas de tabaco verde, tendo como condição para o estudo, que a atividade ocorresse com as folhas de tabaco verde úmidas, representando o cenário mais crítico de exposição dérmica. Ao final da atividade, os dosímetros foram removidos seguindo procedimentos previamente definidos, o que inclui a ordem de retirada, a secção dos dosímetros, e o acondicionamento adequado. Em campo, as amostras foram mantidas em caixas térmicas contendo gelo reciclável e transferidas para um freezer, sendo enviadas posteriormente para análise. Todas as amostras foram mantidas congeladas até a análise pelo laboratório analítico. O método analítico para determinação de nicotina e cotinina foi previamente validado para todas as matrizes (tecido de algodão, gaze e lavado das mãos) usadas no estudo. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo seres humanos, anteriormente ao seu início.

Quais as orientações de uso da vestimenta para assegurar o máximo de proteção?

Orienta-se que seja vestida na seguinte ordem: primeiramente a camisa de manga longa e a calça comprida, e depois as luvas, com as mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as pernas das calças por cima das botas. A retirada segue a seguinte ordem: botas, camisa de manga longa e a calça comprida, luvas. Não utilizar a vestimenta se estiver danificada, úmida, vencida ou com vida útil fora da especificação. Seguir sempre as recomendações de uso e de conservação determinadas pelo fabricante, como de lavagem com água e detergente neutro, enxaguadas com água limpa e secas à sombra.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.