Especialistas comemoram liberação do Benzoato de emamectina contra Helicoverpa
CI
Agronegócio

Especialistas comemoram liberação do Benzoato de emamectina contra Helicoverpa

Produto é alternativa no MIP
Por: -Leonardo Gottems

“O benzoato tem sido mais um aliado na estratégia dos produtores rurais, que têm adotado o manejo integrado da praga ao realizar constante monitoramento das lavouras e utilização correta dos defensivos agrícolas”. A afirmação é do presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Mauricio Saito.

Ele comemora a liberação do Benzoato de emamectina pelo governo federal, que modificou os critérios para renovação do prazo de emergência fitossanitária no Brasil. De acordo com o dirigente, a decisão proporciona um controle mais eficiente às lavouras com surto de Helicoverpa armigera. 

A Famasul destaca que o benzoato de emamectina é liberado em 70 países, inclusive pela União Europeia. A região é conhecida por seu rigor e conservadorismo em termos de legislação. Além disso, é uma zona de frio rigoroso, que sequer registra a mesma quantidade de problemas nas lavouras como os países tropicais. 

O consultor técnico do Sistema Famasul Clóvis Tolentino afirma que a decisão do governo representa um avanço: “A aplicação do benzoato é uma das práticas que deve ser associada ao controle, o produtor precisar adotar uma série de medidas para minimizar os efeitos da praga. É importante destacar que o benzoato apenas não é a única medida de combate à Helicoverpa, apesar de sua importância”.

O pesquisador da Fundação Chapadão Germison Vital tem opinião semelhante. “É uma forma de rotacionar modos de ação de inseticidas. É um defensivo eficiente em Helicoverpa, reconhecido mundialmente”, conclui o especialista.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.