Especialistas discutem produção sustentável de hortaliças

Agronegócio

Especialistas discutem produção sustentável de hortaliças

A intenção do governo é estender a técnica para produtos como cenoura, cebola e pimentão
Por: -Sophia Gebrim
1042 acessos

Promover o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades para o setor olerícola é o objetivo do Workshop sobre Hortaliças Folhosas no Estado de São Paulo, nesta terça-feira (26-10), em São Paulo (SP). No encontro, técnicos do Ministério da Agricultura vão apresentar o sistema de Produção Integrada (PI) como ferramenta para agregar valor às hortaliças, organizar a cadeia produtiva e oferecer alimentos de qualidade aos consumidores.

No Brasil, o sistema é baseado em boas práticas agropecuárias que garantem alimentos seguros, com monitoramento de todas as etapas de produção, uso de tecnologias e racionalização dos insumos. De acordo com Marcus Vinícius Martins, responsável pela Divisão de Horticultura do ministério, o sistema é aplicado em hortaliças, como tomate de mesa ou industrial, e na batata. A intenção do governo é estender a técnica para produtos como cenoura, cebola e pimentão. Estão em andamento 25 projetos de Produção Integrada, envolvendo hortaliças, frutas, flores, grãos e raízes, em 15 estados brasileiros.

O evento terá também palestras de representantes de parceiros do Ministério da Agricultura, como a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, além de sindicatos de produtores rurais.

São Paulo é o principal produtor de hortaliças do país. Em 2009, o Brasil produziu aproximadamente 19,3 milhões de toneladas, com valor total estimado em R$ 20,2 bilhões. As regiões Sul e Sudeste concentram 75% da produção, Nordeste e Centro-Oeste respondem por 25% do mercado.

Serviço

Workshop sobre Hortaliças Folhosas no Estado de São Paulo
Data: 26.10.2010 (terça-feira)
Hora: 8 às 18h
Local: Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Auditório do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Av. Miguel Stefano, 3.900, Bairro da Água Funda - São Paulo/SP.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink