Especialistas discutem sistemas agroalimentares sustentáveis

MUNDO

Especialistas discutem sistemas agroalimentares sustentáveis

"Um país que condena sua agricultura condena seu povo à fome”
Por: -Leonardo Gottems
132 acessos

Mais de 150 especialistas de entidades públicas, privadas e ONGs participaram da II Conferência Global do Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na sede da Comissão Interamericana de Cooperação para a Agricultura (IICA), localizada na Costa Rica. De acordo com o especialista da Secretaria de Estado e Diretor Geral do Departamento Federal da Agricultura da Suíça, Bernard Lehmann, a produção alimentar global precisa mudar. 

"Precisamos transformar a maneira como produzimos e consumimos alimentos. O ecossistema precisa ser produtivo para as próximas gerações, então todos os atores da cadeia de valor, se fizerem parte do problema, devem fazer parte da solução ", afirmou ele, dizendo que, no mundo, 821 milhões de pessoas passam fome, enquanto 33% da população desperdiça alimentos ou sofre de algum tipo de desnutrição ou obesidade. 

Segundo o Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado., um sistema alimentar sustentável é aquele que fornece um alimento nutritivo e acessível para todos e no qual a gestão dos recursos naturais preserva os ecossistemas para apoiar a satisfação das necessidades humanas atuais e futuras. "Há uma tendência equivocada a acreditar que a agricultura não é necessária para o desenvolvimento das nações”, indica. 

“Estratégias para a proteção do meio ambiente foram geradas, mas o setor não foi considerado como um elemento substantivo para isso. Os agricultores não devem ficar de fora da construção do futuro desenvolvimento dos povos latino-americanos e do mundo em geral. Um país que condena sua agricultura condena seu povo à fome”, completa. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink