Estados iniciam vazio sanitário da soja
CI
Agronegócio

Estados iniciam vazio sanitário da soja

Ao todo, nove estados devem seguir o vazio sanitário
Por:

O período de vazio sanitário da soja teve início no Paraná e em Mato Grosso, com intervalo de 90 dias sem cultivo da soja, de 15 de junho a 15 de setembro. A finalidade da medida é controlar a ferrugem asiática, reduzindo o aparecimento do fungo na entressafra e prevenindo o ataque precoce à soja, já que a praga não sobrevive por mais de 60 dias sem a presença da planta viva.

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura (Mapa), André Peralta, explica que o vazio sanitário foi instituído, há três anos, no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática, por meio de Instrução Normativa. "A norma estabelece que cada estado defina o período em que será aplicado o intervalo de plantio, de acordo com as suas especificidades".

Ao todo, nove estados devem seguir o vazio sanitário. Em Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais a interrupção do plantio do grão será a partir de 1° de julho. No Maranhão e Bahia, começa em 15 de agosto, com duração de 60 dias. Nos demais estados o período do vazio sanitário da soja é de 90 dias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.