Estados Unidos e Japão assinam acordo comercial

COMÉRCIO GLOBAL

Estados Unidos e Japão assinam acordo comercial

Japão diminuirá tarifas
Por: -Leonardo Gottems
620 acessos

As negociações de um ano terminam com os Estados Unidos e o Japão assinando oficialmente um acordo comercial em 7 de outubro. O acordo abre mercados e apoiará a expansão das exportações de alimentos e agrícolas dos EUA, aumentará a renda agrícola, gerará maior atividade econômica rural e promover o crescimento do emprego. 

O acordo, anunciado anteriormente no mês passado, inclui o Japão eliminando ou reduzindo tarifas de alimentos e produtos agrícolas dos EUA. Muitas associações agrícolas dos EUA apóiam esse novo acordo, uma vez que nivelam o campo de atuação com outros países que fazem parte da Parceria Transpacífica Abrangente e Progressiva (CPTPP). 

"Como esperávamos, o texto confirma que o acordo colocará o trigo dos EUA em pé de igualdade com o trigo do Canadá e da Austrália quando for implementado", disse Vince Peterson, presidente da US Wheat Associates (USW). Peterson participou do evento na Casa Branca. “Além disso, o Japão concordou em abrir cotas específicas de países para as importações de trigo e produtos de trigo dos EUA. O governo Trump e os negociadores de ambos os países entenderam claramente o que estava em jogo para os agricultores de trigo dos EUA e se certificaram de estar de olho neste acordo”, comenta. 

De acordo com a Associação Nacional de Produtores de Trigo (NAWG), o trigo dos EUA representa cerca de 50% de todo o trigo que o Japão importa a cada ano, atualmente avaliado em mais de US$ 600 milhões. Esse volume representa mais de 10% do total anual de exportações de trigo dos EUA. 

"O NAWG está emocionado por estar presente durante a assinatura do acordo tarifário EUA-Japão, um marco importante para os produtores de trigo", disse Ben Scholz, presidente do NAWG. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink