CI

Estância Guatambu de Dom Pedrito (RS) conquista título de Agropecuária Modelo


Profissionais e entidades de destaque no setor rural do Rio Grande do Sul em 2003 serão homenageados no mês de maio, com o prêmio Folha Verde. Na região da campanha, o título de Propriedade Agropecuária Modelo ficou para Estância Guatambu, de Dom Pedrito, do pecuarista Valter José Pötter. A entrega do prêmio será no dia 10 de maio, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre.

Para essa edição serão premiadas as categorias de setores Público Agropecuário, Agrícola, Agropecuário, Florestal, Cooperativas Agrícolas, Sindicatos de Empregados e Trabalhadoras Rurais, Mídia Agrícola, Reforma Agrária e Agricultura Ecológica. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por jornalistas especializados e representantes do Ministério da Agricultura. A comissão foi presidida pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, deputado Jerônimo Goergen.

Para Valter Pötter, este prêmio de Propriedade Agropecuária Modelo representa uma honra para toda sua família que trabalha unida no desenvolvimento do setor. O produtor também destaca a importância de ter o apoio e a participação de uma equipe de colaboradores que também estão voltados para atingir metas e conquistar vitórias. "Estendo este prêmio a todas estas pessoas, principalmente ao fundador da Estância Guatambu, Walter Germano Pötter (in memorium)", enfatiza.

A Estância Guatambu desde 1958 vem elevando sua trajetória histórica. É uma empresa agropecuária familiar que tem como missão produzir alimentos primários (carne e grãos) de uma forma otimizada e diversificada, aproveitando os recursos naturais e, ao mesmo tempo, mantendo a sustentabilidade do sistema. A propriedade destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária. As atividades da estância estão centradas na integração de ambos setores.

A pecuária de corte é desenvolvida com as raças Polled Hereford e Braford, em ciclo completo. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores (produtos do Melhoramento Genético da Conexão Delta G) e carne de alta qualidade proveniente de terneiros superprecoces abatidos dos 12 aos 18 meses de idade.

Na agricultura, o potencial fica para a produção de arroz irrigado, milho híbrido (silagem e grão) irrigado com pivô central, soja e sorgo (silagem e grão). Também são destaques as sementes forrageiras de azevém e cornichão. Inovação tecnológica Em 2003, a estância inovou com a criação de uma homepage

(www.estaciaguatambu.com.br).

O website foi criado com o objetivo de divulgar o trabalho da empresa, difundir tecnologia e facilitar a comunicação com profissionais ligados à agropecuária, tendo um cunho informativo e educativo. A página na internet é dotada de informações sobre as atividades da Estância, incluindo artigos técnicos sobre novas tecnologias testadas e utilizadas e o Manual de Qualidade da Pecuária.

A Guatambu ao longo desses anos apóia a produção científica. Já foram realizadas cinco teses de pós graduação na propriedade e no momento estão sendo desenvolvidas mais três teses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.