Estande da Jimenez na Agrishow revela versatilidade dos motores da FPT

Agronegócio

Estande da Jimenez na Agrishow revela versatilidade dos motores da FPT

Compacta e de fácil aplicação, família E.torQ, presente em praticamente toda a linha Fiat, também é força motriz em diversos tipos de máquinas utilizadas no agronegócio
Por: -Janice
2651 acessos
Compacta e de fácil aplicação, família E.torQ, presente em praticamente toda a linha Fiat, também é força motriz em diversos tipos de máquinas utilizadas no agronegócio

Já não é novidade encontrar motores E.torQ nas ruas. Afinal, os propulsores, lançados em junho de 2010 pela Fiat Powertrain, em versão 1.6l e 1.8l, logo ganharam nada menos que sete aplicações, em um total de 49 versões de veículos. Mas o que dizer de encontrar esses mesmos motores que rodam em praticamente toda a linha Fiat impulsionando também motobombas, empilhadeiras e geradores utilizados para o agronegócio? “Não é uma surpresa. Esses motores são extremamente versáteis. Hoje podemos encontrar os E.torQ em várias lavouras, ajudando a produzir alimentos”, responde o empresário Laercio Jimenez.

À frente do grupo Agroindustrial Jimenez, presente na Agrishow 2011, que ocorre até o dia 6 de maio, em Ribeirão Preto (SP), ele considera incontáveis as possíveis aplicações dos motores, que, no último ano, também deram vida ao primeiro gerador flexfuel de que se tem notícia. “Não dá para dimensionar o tamanho do mercado. Nosso trabalho é produzir a força motriz de acordo com o que o cliente deseja”, afirma o empresário.

As vantagens da utilização dos motores vão desde o baixo custo de manutenção, baixos índices de ruídos e vibrações e até outras que dependem da atividade exercida pelo agroempreendedor. Como exemplo está o uso do etanol para geradores em propriedades do setor sucroalcooleiro, que conseguem não só uma relação custo X benefício interessante para o combustível como também viabilizam um ciclo produtivo “carbono zero”.

A versatilidade dos motores flex também abre ao agronegócio a mesma possibilidade que fez esse tipo de propulsor cair nas graças dos consumidores de automóveis de passeio: a de optar pelo combustível que lhe seja mais favorável. “Essa escolha vai de acordo com a conveniência do produtor. Se ele prefere usar exclusivamente a gasolina, fazemos isso, da mesma forma que ocorre com o álcool. São motores que pensam com a cabeça do cliente”, afirma Jimenez.

De acordo com o empresário, seu trabalho é de entender o uso que seus clientes querem fazer dos equipamentos que ele oferece e, então, dimensionar a potência dos propulsores para encontrar uma perfeita equação de desempenho e economia de combustível. Para isso, a empresa também desenvolve transmissões, mantendo a faixa de potência ideal para o funcionamento dos equipamentos, que muitas vezes têm de funcionar por longos períodos – quando não de forma ininterrupta.

Diante de todas as possibilidades que encontra com os propulsores da Fiat Powertrain, Jimenez é categórico ao afirmar que possui a maior gama de força motriz da Agrishow 2011, considerando faixas de cilindrada e tipos de combustível. Além da linha E.torQ, a Jimenez também utiliza as soluções Diesel da FPT – Powertrain Technologies. A Jimenez também possui uma linha Diesel, para a qual conta com as soluções da FPT – Powertrain Technologies, como os motores NEF6 e NEF4.

FPT na Agrishow

A FPT Industrial participa da 18ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto/SP, de 2 a 6 de maio, e marca sua presença com um estande em parceria com a Agência AutoData, onde expõe quatro diferentes motores (F1C, NEF 4 Eletrônico, Cursor 8 100% Etanol e E.torQ 1.8l 16v). Além disso, a companhia mostra também os sistemas de propulsão que equipam veículos nas áreas de exposição de seus diversos clientes (Case, Case IH, Fiat Automóveis, New Holland Construction, New Holland Agricultural, Stemac e Jimenez).

As informações são da assessoria de imprensa da FPT Industrial.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink