CI

Esteio será palco da final do ciclo da Campereada

Prova sai da Expointer e ganha momento exclusivo no próximo final de semana no Parque Assis Brasil


Prova sai da Expointer e ganha momento exclusivo no próximo final de semana no Parque Assis Brasil

Uma das provas mais emocionantes da raça Crioula, onde o resultado final muitas vezes é decidido por apenas um segundo de diferença entre os competidores, a Campereada terá a final do seu ciclo no próximo fim de semana, de 17 a 19 de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Para a decisão da modalidade, antecipada neste ano, são esperados pelo menos 50 trios participantes. A avaliação da prova ficará a cargo dos jurados Cassius Leandro Franco Frick e Marco Antônio Stumpf.

Para o coordenador da Subcomissão de Campereada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Amilcar Pereira Rego, o fato de que a modalidade tenha uma final exclusiva mostra a valorização que a associação está dando para os competidores. Além disso, vai proporcionar um número maior de participantes ao evento. "No sábado, participam os 50 melhores trios credenciados no ciclo, de onde saem os 20 melhores para o domingo. A grande vantagem é que poderemos dar uma melhor atenção aos participantes da Campereada", afirma. 

Sobre a disputa, Pereira Rego salienta que os vencedores das últimas edições da Campereada já estão classificados para a final, o que deve trazer para a pista uma grande competitividade durante o final de semana. "Acredito que a prova será extremamente disputada. A qualidade da prova está garantida para se ter grandes tempos. A Campereada tem a característica de ser uma prova familiar e de muita integração. Realmente ganha quem correr melhor", observa.

A competição, que na região sudeste do país é conhecida como Team Penning, consiste em reunir três cavaleiros em uma pista de 80 por 45 metros com dez trios de bois numerados. Os campeiros precisam apartar o lote de bois, conforme o pedido do jurado, e levá-los para uma mangueira. O objetivo é mostrar um pouco do trabalho diário feito pelo cavalo Crioulo. Cada trio de competidores tem até três minutos para executar a tarefa. Vence a prova o grupo que apartar e colocar o maior número de bois na mangueira no tempo determinado.

Confira a programação

17 de junho de 2016 (Sexta-feira)
17h - Início identificação dos animais e entrega de coletes
19h - Término identificação dos animais e entrega de coletes

18 de junho de 2016 (Sábado)
8h - 1ª Fase - Final Nacional da Campereada
13h30min - Continuação da 1ª Fase - Final Nacional da Campereada
19h - Churrasco de Confraternização e Show Artístico
21h - Leilão + q 1/2 - Cabanha Véio D'Agua

19 de junho de 2016 (Domingo)
9h - 2ª Fase - Final Nacional da Campereada
12h - Entrega de Prêmios

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.