CI

Estiagem afeta produção de grãos, diz Conab

Queda em relação a 2010/211 é de 2,8% e atinge em especial as culturas de milho, soja e arroz


Queda em relação a 2010/211 é de 2,8% e atinge em especial as culturas de milho, soja e arroz

A produção nacional de grãos da safra 2011/12 deve chegar a 158,433 milhões de toneladas, uma redução de 2,8% se comparada à safra anterior. A projeção é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foi divulgada nesta terça-feira, 11 de janeiro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


A queda foi atribuída à quebra de safra registrada até o dia 15 de dezembro no Sul e Mato Grosso do Sul, por conta da estiagem. Rio Grande do Sul é o estado mais atingido, seguido por Paraná, especialmente as regiões Nordeste, Noroeste, Oeste e parte do Sudeste, e Santa Catarina, no Oeste. No Mato Grosso do Sul, o Sudeste é o mais afetado pela seca. Comparativamente ao balanço de dezembro da safra brasileira de grãos, a retração foi de 0,4%, o equivalente a 600 mil toneladas de grãos a menos.

O resultado consta no quarto levantamento feito pela Conab e a confirmação da estimativa depende de fatores de produção que interferem na produtividade durante todo o ciclo. Os dados serão consolidados à medida em que estes fatores perderem a interferência.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.