CI

Estiagem pode limitar safra recorde para 2007/08

Para evitar surpresas, a Conab irá fazer um acompanhamento a cada dez dias para avaliar os impactos dos atrasos das chuvas


Folha Online - A estimativa de recorde para a safra de grãos 2007/2008 poderá ser afetada pela falta de chuvas em regiões produtoras. Segundo Sílvio Porto, diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), essa estiagem já é uma "luz amarela" para o setor agrícola. "Teremos um ano em que o clima não será tão generoso como foi na safra 2006/2007", afirmou.

Para evitar surpresas, a Conab irá fazer um acompanhamento a cada dez dias para avaliar os impactos dos atrasos das chuvas. Ele teme que o efeito climático La Niña, que reduz a incidência de chuvas, seja parecido com o ocorrido em 1996 e que provocou quebra de algumas safras. Sobre os atrasos para o início do plantio da nova safra, ele destacou áreas na região Sul e em Lucas do Rio Verde (MT).

Nesta quinta-feira a Conab divulgou a estimativa da safra de grãos da safra 2007/2007. A estimativa é que ela bata novo recorde e fique entre 134,9 milhões de toneladas e 138 milhões de toneladas, um crescimento de 2,6% e 5,2% sobre a safra atual (2006/07). No entanto, sem chuva, a projeção poderá ser revista. "Chove menos e você tem impacto direto sobre a produtividade".

A estimativa da Conab está baseada no aumento de produtividade das áreas produtoras. Isso porque a área plantada irá crescer menos do que a safra, de 1,2% a 3,4%, o que significa que as áreas destinadas às lavouras de grãos irão ocupar um espaço entre 46,7 milhões de hectares e 47,7 milhões de hectares. Para o cálculo da produtividade, a Conab manteve uma média do resultado dos últimos cinco anos, descartando os eventos atípicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.