CI

Estiagem provoca perdas de até 50% nas lavouras de milho da região de Passo Fundo (RS)


A prolongada estiagem que atinge a região de Passo Fundo já provocou perdas de até 50% nas lavouras de milho e milho pipoca. O agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo, Cláudio Dóro, revelou que os municípios mais atingidos na região são Pontão, Ronda Alta, Constantina, Rondinha e Ciríaco. Segundo ele, em alguns casos, as perdas podem chegar a 50% nas lavouras destas duas culturas.

Dóro explica que seria necessário que chovesse cerca de 200 milímetros nos próximos dias para amenizar a situação, uma vez que o milho está no estágio de formação de espigas e enchimento de grãos. Diante das perdas, agricultores já começaram fazer silagem do milho para alimentar o gado. A situação dos agricultores de Passo Fundo e região tende a piorar, pois não há previsão de chuva, segundo o Centro de Meteorologia da Embrapa Trigo.

De acordo com o observador meteorológico, Ivegdonei Sampaio, as precipitações têm sido muito escassas e fracas. Ele aponta, como exemplo, a chuva que ocorreu das 15 horas do último domingo às 15 horas de segunda-feira, na qual a precipitação foi de apenas 2 milímetros. O que não ajudou nem mesmo a grama que também está morrendo devido à estiagem prolongada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.