CI

Estimulados com preços, sojicultores plantam safra recorde no Brasil

Céleres elevou em 1,1 por cento sua estimativa de área plantada


Produtores brasileiros devem plantar um recorde de 29,5 milhões de hectares de soja na safra 2013/14, estimulados por preços favoráveis da commodity, o que deve levar a uma colheita histórica, superando a dos Estados Unidos, disse nesta segunda-feira a consultoria Céleres em uma revisão de suas projeções.


A empresa elevou em 1,1 por cento sua estimativa de área plantada, ante relatório de setembro, afirmando que houve uma recuperação das cotações da soja entre agosto e meados de setembro, aliada ao fortalecimento da taxa de câmbio.

A área plantada crescerá em mais de 1,5 milhão de hectares na comparação com a temporada passada, ou 6 por cento.

"Os sojicultores brasileiros tiveram condições quase que perfeitas para a definição da área da safra 2013/14", disse a Céleres, ressaltando que, quando a cotação do dólar disparou, uma boa parcela dos custos já estava travada, além de permitir bons níveis para as fixações de preço que ocorreram entre julho e setembro.

Os Estados que terão a maior expansão da área com soja são o Mato Grosso (+625 mil hectares), Goiás (+157 mil hectares) e Maranhão (+130 mil hectares), segundo a estimativa mais recente da consultoria, feita ao longo de setembro.

Sob condições normais de produtividade, a produção de soja na safra 2013/14 deverá totalizar 86,2 milhões de toneladas, estimou a Céleres. Em setembro, a consultoria havia estimado produção de 85,2 milhões de toneladas.

Caso a estimativa se confirme "o país assumirá o posto de maior produtor mundial da oleaginosa, desbancando os Estados Unidos", ressaltou.

A estimativa mais recente divulgada pelo governo dos EUA é de uma produção de 85,71 milhões de toneladas no país.

A Céleres estima que o plantio de soja tenha sido realizado em 3 por cento da área prevista até a última sexta-feira, índice igual a um ano atrás. Pela média dos últimos cinco anos, de 4 por cento para esta época, há um ligeiro atraso nos trabalhos.


MILHO

A consultoria estimou a safra total de milho no Brasil em 2013/14 em 83,56 milhões de toneladas, ante 85,12 milhões da estimativa anterior, com uma redução maior do plantio da primeira safra, que perdeu área para a soja.

"A melhor rentabilidade da soja, aliada ao seu bom momento comercial de agosto/13 e setembro/13, levou mais produtores a migrar do cereal para a oleaginosa", afirmou a consultoria.

Os produtores brasileiros deverão semear 7,1 milhões de hectares com milho na safra verão, com redução de 3,6 por cento em comparação à safra anterior e 3,4 por cento inferior à estimativa divulgada no mês passado.

Apesar do recuo na safra de verão, o forte crescimento do milho de inverno (segunda safra) ainda deverá garantir uma colheita total maior que a passada, quando o país colheu um recorde de 80,2 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.