USDA

Estoques mundiais de trigo serão menores

6,1 milhões de toneladas a menos do que a safra anterior
Por: -Leonardo Gottems
235 acessos

A disponibilidade global de trigo para 2018/19 deverá aumentar levemente, com os estoques iniciais sendo parcialmente compensados por um declínio na produção, que foi recorde na safra anterior. É o que trouxe o novo relatório de Oferta e Demanda divulgado nesta quinta-feira (10.05) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

A produção mundial de trigo deverá ser de 747,8MT, cerca de 10,6MT a menos do que o recorde do ano anterior. “A maior parte desta redução se deve à diminuição de 13,0MT da produção da Rússia”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica. 

O consumo mundial de trigo deverá ser de 753,9MT, ou 10,1MT a mais do que a temporada de 2017/18. As importações mundiais deverão crescer 3,5MT para o período 2018/19, estabelecendo o sexto recorde consecutivo. Com o total do uso maior do que a disponibilidade, os estoques finais deverão ser de 264,3MT, ou 6,1MT a menos do que a safra anterior. 

FUNDAMENTOS

A safra de trigo dos EUA para 2018/19 está projetada para 49.57 milhões de toneladas, cerca de 5% a mais do que ano anterior, também de acordo com o USDA. O aumento anual ocorreu devido ao aumento da área colhida e a um pequeno aumento na produtividade. Os reduzidos estoques iniciais e importações menores totalizaram uma oferta, cerca de 1,33 MT menor do que o ano anterior. 

O rendimento médio de todos os trigos está projetado para 3.057 kg/ha, um pouco maior do que o da safra 2017/18. Especificamente, o rendimento do trigo de inverno está abaixo da média nos estados que foram afetados pela seca, como Kansas, Oklahoma e Texas. A produção combinada de trigo de primavera e trigo durum para 2018/19 deverá aumentar 34% em relação ao ano anterior, que foi muito baixa, devido ao aumento tanto da produção quanto do rendimento.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink