CI

Estudo: “Misturar fungicidas é mais eficaz na gestão do saneamento”

Uma especialista destacou que para se preparar  é preciso saber de onde vem o patógeno


Foto: AgrolinkFito

O manejo de doenças na safra de inverno  é uma das principais preocupações de assessores e produtores. Por isso, Margarita Sillón e Florencia Magliano, da consultoria Sillón & Asociados, da Argentina, misturar fungicidas é mais eficaz na gestão do saneamento. Elas concederam entrevista ao portal local InfoCampo. 

“Se aplicarmos uma  única estrobilurina ,  alguns pontos desses patógenos ficam bem controlados . Se usarmos apenas um  triazol , ele funciona bem nas  fases posteriores do ciclo da doença . Se aplicarmos um multisitio sozinho, atuaremos muito bem no início, mas estaremos perdendo  algo no final do controle de um patógeno que já evoluiu . Portanto, as misturas são a melhor estratégia para  combinar todos os efeitos positivos que cada um dos grupos de ação tem”, afirma Florencia. 

Margarita Sillón  destacou que para se preparar  é preciso saber de onde vem o patógeno, de onde sobrevive e como se espalha . No caso dos  cereais, a genética é muito importante. “Devemos  analisar a susceptibilidade ou resistência das variedades às principais doenças.  Considerando o  meio ambiente , não só a  "temperatura e umidade",  mas a  umidade - nas manchas - e o orvalho - nas ferrugens -.  Além disso,  podem ocorrer doenças devido ao estresse hídrico  - alguns patógenos colonizam melhor  por escassez ou calor extremo - “, listou. 

A implantação deficiente, a fertilização desequilibrada ou a semeadura desatualizada  também podem fazer com que certos patógenos  - especialmente os necrotróficos - colonizem melhor. Nesse ponto, ele mencionou que em um  manejo global da doença, pode-se levar em consideração o uso de bioestimulantes,  que ajudam a cultura a se defender. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.