CI

Estudo analisa uso das redes sociais no agronegócio

Há grande potencial de crescimento de ferramentas web na cadeia produtiva


Levantamento inédito demonstra que há grande potencial de crescimento de ferramentas web na cadeia produtiva do setor

A TerraForum Consultores apresentou no dia (9) o estudo Agronegócios 2.0 – Os benefícios das redes sociais ao Agronegócio, uma análise que aborda como as empresas do setor agropecuário podem gerar valor com as facilidades da web 2.0, como interatividade e compartilhamento.


A pesquisa abordou a utilização de redes sociais como Facebook, Twitter, Orkut e Linkedin no suporte, dinamização e integração dos negócios. Segundo o estudo, há grande espaço para o crescimento de ferramentas web no setor, e que deve beneficiar toda sua cadeia produtiva.

A análise da TerraForum, empresa de consultoria com foco em Gestão do Conhecimento e Inovação, baseou-se em pesquisa que avaliou instituições e corporações, como Monsanto, AGCO e BR Foods e órgãos de governo no Brasil e no exterior, representativas de quatro segmentos dessa cadeia produtiva – fornecedores de insumos e equipamentos, produção e beneficiamento, comercialização e entidades de apoio.

“Quando resolvemos elaborar o Agro 2.0, vimos que era grande oportunidade de fazer uma radiografia inédita sobre esse extenso mercado. Identificamos fatos que nos surpreenderam: muitas empresas, que pensávamos estar bem posicionadas e fortemente atuantes na web 2.0, não passaram de nossa fase inicial de avaliação e tiveram de ser descartadas”, declarou o presidente da TerraForum, José Cláudio Terra.


Realizada inicialmente com cem empresas, a pesquisa acabou reduzindo, posteriormente, o universo de pesquisa para 13 corporações e entidades. Apesar das dificuldades, a TerraForum identificou muitas ações inovadoras e boas práticas, algumas já bem consolidadas e outras emergentes. A maior parte das inovações nesta área acontece no exterior. O Brasil, no entanto, tem demonstrado nos últmos anos capacidade de inovação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.