CI

Estudo busca aumentar produtividade do arroz

Tecnologia pretende deixar as sementes menores e mais largas


A produtividade do arroz na Índia é baixa em comparação com outros países como China e Japão, embora possua a maior área cultivada com arroz. Agora, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas sobre Genoma Vegetal (NIPGR) identificaram um gene envolvido na regulação do tamanho do grão de arroz. 

Os pesquisadores descobriram em estudos anteriores que a expressão de um gene específico, OsMed15a, era maior em diferentes estágios do desenvolvimento das sementes. A observação levou-os a explorar ainda mais seu papel. Eles examinaram 509 diferentes genótipos de arroz e descobriram que as sequências nucleotídicas do gene OsMed15a variavam dependendo do tamanho do grão. Verificou-se também que o OsMed15a desempenha um papel importante na regulação da expressão de três outros genes - GW2, GW5 e DR11I - que determinam o tamanho e o peso dos grãos.  

“Quando suprimimos a expressão do OsMed15a em plantas transgênicas usando a tecnologia RNAi, as sementes se tornaram menores e mais largas", explicou Jitender K. Thakur, pesquisador principal, enquanto falava à India Science Wire. Para trabalhos adicionais, o grupo está colaborando com o Instituto Indiano de Biotecnologia Agrícola, baseado em Ranchi, para que o tamanho dos grãos possa ser aumentado substancialmente através de métodos de melhoramento.  

Ele também observou que o tamanho e a forma do grão de arroz não são apenas importantes para aumentar a produtividade, mas também contribuem para o valor de mercado do arroz. “Os índianos preferem grãos de arroz longos e finos. Há um pouco de arroz de grão cheio de aroma agradável. Estamos tentando introgressar o alelo de grãos longos de OsMed15a nessas variedades para que as sementes se tornem mais longas. Esperamos que assim possamos produzir arroz aromático de grãos longos e específicos para o local”, acrescentou.  

    

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.